Geral

Roda de conversa sobre câncer de mama ocorre nesta sexta-feira (8)

07/10/2021

09:40

Por: Reverso Comunicação Edição: Assessoria de Imprensa UPF

Fotos: Divulgação

Atividade integra as ações do Outubro Rosa, desenvolvidas pela UPF, Passo Fundo Shopping e HSVP

A programação do Outubro Rosa no Passo Fundo Shopping, parceria da Universidade de Passo Fundo (UPF), Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e do Shooping, terá um momento especial nesta sexta-feira, 8 de outubro, com a participação de profissionais da saúde para conscientizar a população sobre a necessidade de manter os exames em dia. A “Conversa Rosa” com o Dr. Leandro Lenzi Pacheco, mastologista e ginecologista, coordenador da Residência de Ginecologia e Obstetrícia do HSVP e responsável do Ambulatório do SUS de Mastologia do HSVP, e a Dra. Daniele Cavalheiro Vieira Floss, responsável técnica do Centro de Imagem da Mama do HSVP e médica radiologista especialista em Radiologia Mamária, acontecerá na Praça de Alimentação a partir das 18h, com mediação de Taís Rizzotto. Logo em seguida, será a vez de Douglas Carraro, no Happy Hour Rosa, encerrar o dia com voz e violão.

O objetivo da conversa é tratar o tema do câncer de mama de forma cada vez mais próxima da população. A Dra. Daniele Cavalheiro Vieira Floss, entende que a parceria para o Outubro Rosa trará impactos muito positivos para a saúde das mulheres de toda a região. "Esse é o câncer com maior incidência na população feminina. Essas conversas são necessárias para que elas conheçam os fatores de risco, sinais e sintomas da doença", reforça.

O Dr. Leandro Lenzi Pacheco complementa que o número de casos têm aumentado muito no mundo e o tratamento está cada vez mais avançado, mas quanto antes o câncer de mama for descoberto, maiores são as chances de cura. “Queremos conscientizar as mulheres sobre a importância e necessidade dos exames, do diagnóstico precoce, quais são os fatores de risco e o que fazer para diminuir a mortalidade", explica.
 
Durante o momento no Passo Fundo Shopping, o público poderá entender melhor as suas dúvidas e receber os principais esclarecimentos sobre a prevenção e os exames de rastreio da doença.

Programação diversa
As ações do Outubro Rosa no Passo Fundo Shopping em parceria com o HSVP e UPF seguem até o dia 31. O Espaço Rosa está localizado no Piso 1, ao lado da Carmen Steffens, e conta com demonstrações de autoexame e orientações sobre o câncer de mama. A programação também inclui a exposição da fotógrafa Anelise Piccini, a mostra fotográfica “Mulheres Vitoriosas”, do fotógrafo Diogo Zanatta, em parceria com a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN), e uma exposição de look do curso de Design de Moda da UPF feitos na técnica de moulage na cor alusiva ao mês. 

Confira o restante das atividades previstas: 
08 de outubro
- 18h às 18h30: Conversa Rosa - bate papo híbrido com a Dra. Daniele Floss, Dr. Leandro Pacheco e uma paciente, com mediação de Taís Rizzotto (Praça de Alimentação)
- 19h: Happy Hour Rosa com Douglas Carraro - Voz e Violão (Praça de Alimentação)

09 de outubro
- 14h às 20h: Outubro Rosa Pet - Ação de realização de exames em pets (cães e gatos) por alunos da Medicina Veterinária da UPF (Piso Térreo, na entrada do Shopping em frente ao Pet Stop)

10 de outubro
- 14h às 20h: Outubro Rosa Pet - Ação de realização de exames em felinas e caninas por alunos da Medicina Veterinária da UPF (Piso Térreo, na entrada externa do Passo Fundo Shopping)

15 de outubro
- 14h às 16h: Blitz da Saúde - abordagem de informações sobre autocuidado, entregas de folder e laço rosa em parceria com a Brigada Militar (Estacionamento externo do Passo Fundo Shopping)

20 de outubro
- 14h às 18h: Orientação para prevenção ao Câncer de Mama - entrega de rosas e folders informativos pelos alunos de Enfermagem da UPF (Espaço Rosa)

21 de outubro 
- 10h às 18h: Camarim de autoexame e demonstração de nódulos - residentes de Ginecologia e Medicina da UPF fazem demonstração de como fazer o autoexame e demonstração de tipos de nódulos (Espaço Rosa)

22 de outubro 
- 14h às 18h: Lenços personalizados - entrega de um lenço rosa personalizado pela artista Beatriz Schneider para as mulheres com câncer de mama (Espaço Rosa)

23 de outubro
- 13h às 18h: Feira de Saúde HSVP - ação com aferição de pressão arterial, IMC e teste de glicose com a Escola Técnica de Enfermagem do HSVP (Espaço Rosa)

24 de outubro 
- 14h às 20h: Camarim de autoexame e demonstração de nódulos - residentes de Ginecologia e Medicina da UPF fazem demonstração de como fazer o autoexame e demonstração de tipos de nódulos (Espaço Rosa) 

29 de outubro 
- 14h às 18h: Lenços personalizados - entrega de um lenço rosa personalizado pela artista Beatriz Schneider para as mulheres com câncer de mama (Espaço Rosa)

30 e 31 de outubro
- 14h às 20h: Outubro Rosa Pet - Ação de realização de exames em felinas e caninas por alunos da Medicina Veterinária da UPF (Piso Térreo, na entrada do Shopping em frente ao Pet Stop)