Cultura

Retratos de um armazém de secos e molhados à uma rede de supermercados

04/10/2017

15:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Pellin/Museus

Nova exposição do Museu Histórico Regional, “Comercial Zaffari, 60 anos de História”, retrata a trajetória da empresa. Mostra abre para visitação neste sábado, 7 de outubro

ocê sabia que as pessoas sentiam-se constrangidas em utilizar os primeiros carrinhos de supermercado? E que havia manuais orientando como utilizá-los? Que os alimentos nem sempre foram vendidos em pacotes fracionados? Que a nossa moeda oficial já foi chamada de Cruzado? O leitor digital, no qual passamos o código de barra dos produtos no mercado, nem sempre existiu? 

É para retratar tudo isso que o Museu Histórico Regional da Universidade de Passo Fundo (UPF) abre ao público a exposição “Comercial Zaffari, 60 anos de História”, a qual mostrará a trajetória da empresa que iniciou suas atividades comerciais em Passo Fundo no ano de 1957, com um armazém de secos e molhados chamado “Casa Brasília” e atualmente apresenta-se como uma das maiores redes de supermercados do estado.

A mostra conta com objetos, fotografias e audiovisual que ilustram o processo de desenvolvimento da Comercial Zaffari, bem como o da cidade de Passo Fundo. Além disso, o contexto mundial, como a mudança de conceito de armazém de secos e molhados para supermercado, e a introdução de novas tecnologias ao longo dessas seis décadas também poderão ser conhecidos na exposição. 

A mostra abre ao público no próximo sábado, dia 7 de outubro, e pode ser conferida até 31 de outubro, no MHR, junto ao Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, localizado na Avenida Brasil Oeste, 758, Passo Fundo. Os museus são vinculados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) da UPF.

Concurso Cultural
Somando ao conhecimento da história, a exposição também conta com um Concurso Cultural, do qual os estudantes do ensino fundamental e médio que visitarem o Museu Histórico Regional, no período de 7 a 31 de outubro, poderão participar. Os alunos do ensino fundamental terão que escrever uma poesia sobre os 60 anos da Comercial Zaffari. Já os estudantes do ensino médio deverão fazer uma releitura do Gauchinho, mascote da empresa. As melhores produções serão premiadas com um tablet, e as escolas dos vencedores também ganham premiação. 

Exposição: “Comercial Zaffari, 60 anos de História”
Período da exposição: 7 a 29 de outubro
Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min, e aos sábados e domingos, das 13h30min às 17h30min
Local: Museu Histórico Regional, Av. Brasil Oeste, 758, Passo Fundo (RS)