Ensino

Retorno das aulas presenciais da UPF é marcado por animação entre os estudantes

04/10/2021

16:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Após a volta da presencialidade dos cursos de graduação da área da saúde, agora foi a vez dos estudantes das demais áreas retornarem à modalidade presencial

A segunda-feira, 4 de outubro, começou movimentada no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF), e foi por um bom motivo. É que a data marca o retorno das aulas presenciais de todos os cursos de graduação da Instituição. Cumprindo os protocolos sanitários e de prevenção à covid-19, a partir de agora, os encontros ocorrem na modalidade presencial em toda a estrutura do campus.

O retorno das aulas presenciais anima os estudantes da UPF, como é o caso do acadêmico do segundo nível de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), João Menno, que está tendo a primeira experiência presencial na Universidade. “A gente teve aulas durante a pandemia, mas é diferente. Essa é a primeira experiência aqui na FAC, com os colegas juntos, vendo todo o povo. Estou gostando bastante, é totalmente diferente ter aula presencial e on-line, você consegue aprender e absorver muito mais conteúdo”, ressalta.

A também acadêmica de Publicidade e Propaganda, Nadine Megier, destaca que o retorno traz esperança e reforça a importância de manter os cuidados. “Todos precisam ter consciência que não é mais como era e vai demorar para voltar a ser, infelizmente. Mas, dá uma esperança pra gente voltar a ter aulas presenciais. Com tanto tempo longe de todo mundo, pensando em tudo que perdemos por causa da pandemia, agora isso dá até uma animada na gente. Voltando, nós recuperamos todo esse ânimo perdido até então”, afirma ela, que está no sétimo nível do curso.

Readaptações e prevenção
A decisão de retorno da presencialidade em todo o campus considerou, entre outros fatores, a situação da pandemia do novo coronavírus no país, no estado e na região; o avanço no calendário de vacinação no município de Passo Fundo e no entorno; as orientações dos órgãos nacionais, estaduais e municipais, além dos regramentos institucionais; o processo gradual de retorno à presencialidade; a experiência da retomada presencial dos cursos da área da Saúde, desde setembro; a deliberação do Conselho Universitário, em reunião realizada em 14 de setembro de 2021.

A manutenção das medidas de prevenção e demais orientações podem ser acessadas no site: www.upf.br/coronavirus.
- Acesse a instrução normativa completa de retorno às aulas AQUI.

Orientações sobre o Wi-Fi da UPF
A Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da UPF orienta sobre como proceder para se conectar à rede Wi-Fi. Seu aparelho (celular/notebook) precisa estar configurado e para isso, antes de conectar na rede “Sou UPF” é necessário acessar uma rede cabeada (da sua casa, por exemplo), uma rede de dados móveis ou a rede UPF_Visitantes para realizar as configurações conforme tutorial que pode ser acessado AQUI. Em caso de dificuldades, entre em contato pelo telefone (54) 3316-8250 ou e-mail chamados@upf.br.

Coleurb disponibiliza ônibus de reforço 
Com o retorno das aulas presenciais, a Coleurb informa que passou a disponibilizar ônibus de reforço para atender os estudantes. Os horários estão sendo acompanhados e ajustados conforme a necessidade. Todos os horários podem ser consultados no site da empresa, na opção REFORÇOS. Para mais informações, entre em contato com o Coleurb Responde pelos telefones 0800.510.4699 ou (54) 3311-1322 (que recebe também mensagens via WhatsApp).