Universidade

Reta final de inscrições aos Programas de Residência em Saúde

13/11/2023

09:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Formações são voltadas a profissionais formados em diversos cursos da área da saúde e são opção para quem quer conciliar ensino e serviço

O primeiro contato de Joanna Assumpção Thimóteo com pacientes oncológicos foi em um estágio extracurricular durante o curso de Fisioterapia. No decorrer dos atendimentos, ela percebeu na prática o quanto seu trabalho reflete em uma melhor qualidade de vida dos pacientes, e decidiu se especializar na área após a graduação. A fisioterapeuta encontrou na Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer o caminho para dar sequência à sua formação, ao mesmo tempo em que adquire experiências de trabalho em ambiente hospitalar e na rede de atenção básica de saúde.

Hoje Joanna já está perto de concluir a residência, e evidencia o quanto o curso contribuiu com a sua evolução profissional. “A residência estimula as interações entre profissionais de diferentes áreas, o que facilita a resolução de problemas. Além disso, proporciona experiência e um manejo com segurança das demandas específicas em nossa área de atuação, visto que a residência é um cenário potente para a transformação do serviço e ensino-aprendizagem”, relata.

A fisioterapeuta conta que, além de se identificar com a área, escolheu o curso considerando sua carga horária, que viabiliza várias formas de experiência e conhecimento, e a expressiva absorção dos egressos das residências pelo mercado de trabalho.

UPF inscreve para seis residências

Além da Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer, a Universidade de Passo Fundo (UPF) oferta outras cinco residências em saúde: Residência Multiprofissional em Cardiologia, Residência Multiprofissional Integrada em Atenção ao Câncer, Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso, Residência Profissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Residência Profissional Integrada em Medicina Veterinária.

Os cursos são destinados aos profissionais graduados em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social, Odontologia e Medicina Veterinária, conforme edital.

Os Programas de Residência em Saúde da UPF são oferecidos em convênio com o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), o Hospital de Clínicas (HC), o Hospital Veterinário (HV/UPF) e a Prefeitura Municipal de Passo Fundo – Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal do Interior e Hospital Beneficente Doutor César Santos. Os residentes selecionados recebem do Ministério da Saúde uma bolsa auxílio de R$4.106,09.

Último dia para se inscrever

Tem formação na área da saúde e quer participar do processo seletivo? As inscrições seguem abertas até 13 de novembro, e podem ser feitas pelo site upf.br/residencia, onde você também encontra o edital e mais detalhes sobre os cursos.