Geral

Reitora é homenageada pela Prefeitura de Passo Fundo com a Comenda Anna Theodora

30/03/2021

13:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Diogo Zanatta/PMPF

A reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, recebeu, nesta terça-feira, 30 de março, a Comenda Anna Theodora. A condecoração, que está em sua primeira edição, homenageia mulheres que representam o pioneirismo na cidade e é concedida pela Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Cultura e da Coordenadoria da Mulher. A cerimônia de entrega ocorreu no gabinete do prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida.

A Comenda Anna Theodora é uma honraria que será concedida anualmente, no mês de março, para mulheres que se distinguiram pela prestação de serviço de excepcional relevância em proveito da evolução e do crescimento do município de Passo Fundo, bem como tenham ocupado posições pioneiras de destaque e de valorização na sua atividade profissional.

A professora Bernadete é a primeira reitora da UPF. É graduada em Enfermagem, especialista em Gestão do Ensino Superior e em Saúde Mental e Administração Estratégica em Saúde, mestre e doutora em Saúde Pública; também já conduziu a pasta da vice-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. “É uma grande alegria e satisfação receber essa comenda que homenageia as mulheres, que tanto contribuem com o desenvolvimento da nossa cidade, e somos muitas. Compreendo que essa também é uma forma de incentivar a luta pela igualdade, ainda tão necessária e importante na nossa sociedade”, destaca a reitora da UPF.

Além da professora Bernadete, neste ano, recebem a condecoração a presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul, Gilda Galeazzi, a motorista de caminhão de coleta de resíduos da Codepas, Lilian da Cunha Chaves, a trovadora Maria Edi Malaquias de Lima e a comandante do 2º Esquadrão de Policiamento da Brigada Militar, Capitã Graciela Michelotti Dalangaro.

Participaram da cerimônia de entrega, o prefeito Pedro Almeida, o vice-prefeito João Pedro Nunes, a secretária de Cultura Miriê Tedesco e o vereador Evandro Meireles.

Quem foi Anna Theodora de Oliveira Rocha (1858-1941)
Conforme a Secretaria de Cultura, pesquisa junto ao Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) revela que Anna Theodora, também conhecida como Inharica, nasceu no ano de 1858. Foi proprietária de terras e trabalhou com a criação de mulas. Casada com Diogo da Silva Rocha, foi a primeira mulher a atuar como líder política em Passo Fundo. Integrou a comissão do Centro Republicano Liberal e foi presidente honorária do Grêmio Feminino Liberal, fundado em 1934. Inharica faleceu em 12 de setembro de 1941. Segundo as apurações junto ao IHPF, este é o primeiro registro de participação feminina, em Passo Fundo, nos espaços de predominância masculina. Para a mulher, cabia a participação em ações religiosas e beneficentes. Antecipou-se, Anna Theodora, até a possibilidade de voto feminino, que só foi assegurado em 1934.