Geral

Reitora da UPF marca presença no lançamento da Expodireto 2024

05/02/2024

10:36

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Na edição deste ano, a Universidade de Passo Fundo apresenta a força do ensino, pesquisa, inovação e extensão no agro

Pioneira nos cursos de graduação e pós-graduação na área do agro e negócios, a Universidade de Passo Fundo (UPF) já formou milhares de profissionais que hoje se destacam e são agentes transformadores em seus locais de atuação. Unindo a tradição de mais de 60 anos, desde a criação do curso de Agronomia, com a inovação das pesquisas que movimentam o setor, a Instituição apresenta na Expodireto 2024 suas contribuições e ações voltadas para o Agronegócio.

Presente no lançamento da Expodireto 2024 nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, em Porto Alegre, a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, destaca que a feira é esperada com ótimas expectativas, pois congrega uma diversidade de pessoas, produtores, instituições, empresas em torno da vida do agro, dos seus avanços e dos seus desafios. “É uma semana de imersão em novas tecnologias, pesquisas, formação e perspectivas diante do cenário global que clama por um mundo mais sustentável. Além de um ambiente que  aprofunda pautas e pactua compromissos, é um ótimo espaço para relacionamentos e negócios”, pontua.

A programação da Instituição dentro da feira visa mostrar para os visitantes a força da Instituição junto ao setor. “A UPF estará com uma programação intensa, mostrando novos estudos e tendências, e todo esse movimento da formação que conecta conhecimentos e que desafia o estudante a propor soluções com as possibilidades que a ciência, a tecnologia e a inovação oferecem”, comenta a reitora.

Única universidade da região a oferecer, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, diversos serviços para produtores e empresas, através do Laboratório de Análise de Solos e do Sarle, o Serviço de Análise de Rebanhos Leiteiros, a UPF, por meio da Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios e do Instituto de Tecnologia, oferece mais de 25 cursos de graduação nas áreas, 30 cursos de especialização e MBA, seis mestrados e dois doutorados com conceitos Capes elevados.

A Universidade conta ainda com uma fazenda escola de 270 hectares, que oferece as condições necessárias para o desenvolvimento de pesquisas, projetos de extensão e suporte ao ensino através do contato com área de terra, animais e máquinas. Além disso, a UPF tem o primeiro e mais importante parque tecnológico da região Norte do Estado, o UPF Parque, e integra, desde sua fundação, a Associação TecnoAgro, que em parceria com entidades públicas e privadas promove o desenvolvimento de novas tecnologias de forma sustentável, integrando e gerando valor no agronegócio e na agroindústria, com foco em energia renovável, conectividade, robótica e automação, cultivares de inverno, agroindústria e bioinsumos. 

Visite a Casa UPF de 04 a 08 de março, em Não-Me-Toque.