Cultura

Que tal fazer uma oficina de artes on-line?

28/10/2020

15:49

Por: Assessoria de Imprensa

O MAVRS da UPF promove oficinas gratuitas em seu canal no Youtube. A última delas é "Outros Modos de Olhar a Paisagem", inspirada no processo de criação do artista visual Sandro Ka

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider da Universidade de Passo Fundo (MAVRS/UPF) promove oficinas on-line gratuitas de artes. O público já pode conferir no canal do Youtube do MAVRS as 10 oficinas produzidas neste ano. A última delas é "Outros Modos de Olhar a Paisagem", inspirada no processo de criação do artista visual Sandro Ka, que expôs em 2019 no Museu. São duas oficinas por mês, liberadas quinzenalmente nas sextas-feiras.

As oficinas são momentos lúdicos de autoconhecimento e reflexão. A importância de realizar estas atividades está no se conectar, ou consigo mesmo ou com outras pessoas que fazem parte do seu ciclo familiar/pessoal. A última oficina realizada, denominada "Outros Modos de Olhar a Paisagem", é uma oportunidade de compreender um pouco mais sobre o processo de criação do artista visual Sandro Ka, que expôs em outubro do ano passado no MAVRS, com o tema "Ainda Paisagem". A oficina é uma boa forma de colocar em prática o mesmo método utilizado pelo artista. 

Confira abaixo a oficina "Outros Modos de Olhar a Paisagem":

A atividade dessa oficina permite que cada um olhe e interprete o mundo ao redor com um novo olhar e, assim, construir e dar significado a uma nova paisagem, ainda mais neste momento tão delicado de pandemia do Coronavírus. A oficina pode ser realizada com materiais disponíveis em casa, como revistas e jornais. Por meio de imagens diversas, recortadas como se fossem um quebra-cabeça, o público pode formar outras paisagens com elementos semelhantes.

MAVRS já realizou dez oficinas on-line
Neste ano, já foram realizadas dez oficinas on-line: "Modelando-me"; "Novas Formas de Olhar"; "Aquarelando Caminhos"; "Tintas Naturais"; "Gravurando"; "Usando a Minha Expressão"; "Dentro e Fora: Espaço em Transição"; "Mudanças: este é o nosso lugar!"; "Pintando a História"; e "Outros Modos de Olhar a Paisagem".

A ideia de realizar oficinas on-line surgiu da necessidade de se manter em contato com o público durante o período de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19. Além, claro, do Museu ser um espaço voltado ao fomento da educação e do conhecimento. Desta forma, a equipe do Museu pensou em adaptar atividades aplicadas anteriormente em visitas mediadas para o ambiente virtual, para que os espectadores possam ter uma experiência museal sem sair de casa.

As oficinas são produzidas pelas estagiárias do MAVRS, Mariana Caser Bedin do curso de Artes Visuais/UPF e Thaiane de Almeida do curso de Jornalismo/UPF. A Mariana realiza a parte da apresentação e edição dos vídeos, e a Thaiane capta as imagens e cuida da parte de divulgação.

Aproveite e realize uma das oficinas!
A próxima deverá ir ao ar no dia 6 de novembro. As oficinas estão disponíveis no canal do Youtube do MAVRS e também no Instagram do Museu (
@museu_mavrs).