Pesquisa e Inovação

Qualidade de carne de frango é objeto de estudos de validação por acadêmica de Química

02/07/2019

15:14

Por: Assessoria de Imprensa

A validação analítica é empregada para assegurar que o método, os analistas e os equipamentos atendem às especificações para o desenvolvimento das análises na rotina dos laboratórios

A validação de métodos analíticos está presente na rotina das indústrias e, principalmente, nos laboratórios de alimentos. Para aprofundar os conhecimentos nessa área, a acadêmica do curso de Química Bacharelado da Universidade de Passo Fundo (UPF) Paola Fonseca Tonin, sob orientação da professora Dra. Clóvia Marozzin Mistura, desenvolve a validação da análise de carne de frango para determinação de Bases Voláteis Totais (BVT) em laboratório de empresa na região de Passo Fundo, por meio do Programa de Iniciação Científica do curso de Química. 

Para garantir a qualidade dos alimentos, os laboratórios têm papel fundamental. As metodologias empregadas no controle das análises são regidas por órgãos nacionais e internacionais para a garantia que o consumidor receba em sua casa alimentos seguros. Para isso, o corpo técnico deve ser treinado e habilitado para desenvolver as análises e é nessa etapa que a validação analítica é empregada, assegurando que o método, os analistas e os equipamentos atendem às especificações para o desenvolvimento das análises na rotina dos laboratórios.

A abordagem do trabalho da acadêmica da UPF será a validação de método analítico em matriz de frango. Segundo Paola, o maior desafio desse trabalho foi a escassa literatura disponível nas plataformas de pesquisa, pois essa determinação é mais comum em carnes da matriz de pescado, e apenas alguns países exigem que se apresente a análise em frango. “Para matriz de frango ou pescado, esse é um fator determinante para a degradação da carne. O grande desafio dessa pesquisa é desenvolver a validação para matriz de frango”, destaca a acadêmica.

A academia tem papel preponderante em atender às demandas das indústrias da região. A orientadora do trabalho ressalta que é dessa forma que a UPF pode exercer seu objetivo comunitário, estando presente onde os problemas técnicos e científicos necessitam de acompanhamento. “Este é o objetivo dos cursos de Química da UPF: formar profissionais que consigam atender aos anseios do mercado profissional com qualidade e excelência”, salienta Clóvia.