Ensino

Qualidade da água para uma boa produção

12/11/2018

15:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Produtores e técnicos participaram, nesta segunda-feira (12), de seminários voltados ao setor lácteo e de carnes

Para uma boa produção, muitos são os processos e caminhos que precisam receber atenção. Um deles é a questão da qualidade da água. Foi pensando nisso que a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa), promoveu, nesta segunda-feira (12), seminários sobre a qualidade de água na cadeia produtiva do leite e da carne. A atividade reuniu produtores, técnicos e profissionais ligados às áreas.

A ação faz parte de um dos projetos do Cepa aprovados pela Secretaria do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SDECT). Segundo a professora Dra. Maria Tereza Friedrich, coordenadora do Centro, o projeto realizou novos ensaios em águas, visando dar subsídios para indústrias lácteas, de carnes e agroindústrias e observar a qualidade da água no processo produtivo dos setores. “Implementamos esses novos ensaios, adquirimos novos equipamentos e, no encontro de hoje, abordamos a importância da água, contemplando aspectos como a coleta, o armazenamento e as legislações que estão em vigor, além do modo  como tudo isso funciona dentro da indústria, uma vez que não estamos falando apenas em produzir, mas em como bem manusear e higienizar o recurso. A ideia é trabalhar junto ao setor produtivo, buscando uma otimização da utilização da água e mostrando a importância disso no processo produtivo”, explica.

Além da formação, o projeto também prevê a oferta de novos serviços pela Universidade. As atividades têm a participação de acadêmicos e professores dos cursos de Química e de Engenharia de Alimentos, além de mestrandos e doutorandos de diversos programas de pós-graduação.

Galeria de Vídeos