Universidade

Projeto de revitalização da iluminação externa contempla o Campus I da UPF

13/06/2019

14:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Medida, que está em fase de implementação, vai permitir a substituição da iluminação por sistemas em LED

A Universidade de Passo Fundo (UPF) está realizando uma série de ações que visam modernizar e qualificar a estrutura e os serviços prestados à comunidade acadêmica. A revitalização da iluminação externa do Campus I integra um dos quatro projetos que estão sendo viabilizados com recursos advindos da otimização realizada pelos gestores das áreas envolvidas, por meio de parceria com empresas e sem aumento do orçamento projetado para 2019. O projeto contempla a substituição da iluminação externa existente por sistemas em LED, que são considerados eficientes e com inteligência embarcada.

De acordo com o engenheiro eletricista da UPF Rangel Casanova Daneli, essa iniciativa objetiva a melhoria da iluminação em vias e estacionamentos do Campus; a redução do consumo de energia elétrica e o aumento da vida útil do sistema de iluminação, diminuindo a manutenção e a geração de resíduos e promovendo a integração com redes inteligentes (smart grids).  Ele aponta que a medida proporcionará o aumento expressivo na abrangência de área iluminada, gerando conforto e segurança para toda a comunidade acadêmica. 

O projeto contempla a substituição e instalação de 600 pontos de iluminação nas vias, estacionamentos, em áreas externas de práticas poliesportivas e no Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária (Cepagro). O retrofit realizado visa à troca de sistemas vapor de sódio com potência de 330W por equipamentos em LED 150W, o que leva a uma redução de 35 mil KWh/mês no consumo de energia, representando uma redução de 56%. Além dos benefícios com a melhoria na eficiência no consumo de energia, o novo sistema distribui a iluminação de forma mais abrangente e agradável para os usuários. 

As áreas de práticas poliesportivas da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) também receberão refletores em LED com alta eficiência energética. Com isso, os espaços estarão disponíveis para melhor uso também no período noturno, com maior abrangência da área iluminada. Além disso, áreas que não têm nenhum sistema de iluminação também serão contempladas no projeto.

“A avenida principal do Campus I terá um sistema de controle de acionamento e dimerização das luminárias LED, com vistas à melhor eficiência e sustentabilidade no consumo. Esse tipo de tecnologia faz parte do conceito de Smart Cities - Cidades Inteligentes, no qual a automatização de processos possibilita que o usuário interaja com o sistema através de redes sem fio Bluetooth, além de rastreamento de objetos e diversas aplicações com sensores. O projeto se encontra em fase de implementação nas infraestruturas do Campus”, salienta Daneli.