Ensino

Projeto de acadêmica da UPF ajuda a preservar abelhas em município da região

14/10/2021

10:14

Por: Assessoria de Imprensa

Projeto de estudante de Pedagogia da UPF culminou com a instalação de caixinhas de abelhas sem ferrão em escola de Santo Antônio do Planalto

Foi a partir do questionamento de uma criança da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Paulo, em Santo Antônio do Planalto, que uma acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo (UPF) definiu o tema do seu projeto de estágio do curso: “Como as abelhas fazem o mel depois que beijam as flores?”. Além disso, o projeto culminou com a instalação de quatro caixinhas de abelhas sem ferrão na escola. Tudo com o objetivo de preservar as abelhas, que tem um papel fundamental para a manutenção da vida na Terra. 

O projeto de estágio da acadêmica de Pedagogia, Yésli Paludo, rendeu “bons frutos”, ou melhor, vai render mel e tem como objetivo ajudar a preservar as abelhas. “O tema problema do projeto foi desenvolvido no interesse dos próprios alunos da escola São Paulo, tendo como título a fala de uma criança”, explicou a acadêmica da UPF, que também é professora estagiária da Escola São Paulo.

No dia 8 de outubro, um dos objetivos do projeto também foi cumprido. Integrantes da Federação dos Meliponicultores Conservacionistas do RS (Femcors) foram até o município instalar quatro caixinhas de abelhas sem ferrão na escola. Além disso, realizaram uma oficina sobre abelhas, sobre os cuidados e a importância da preservação delas. A Federação desenvolve o projeto “Jardins das Colmeias: salve as abelhas, sem elas, sem alimento e sem vida” e a iniciativa conta com a parceria com o Sicredi, Cotrijal, Roos, Reymund Camisaria e Emater. “As abelhas são fundamentais na nossa vida, pois são elas as responsáveis por 80% da polinização de nossas plantas e caso não ocorra a polinização não haverá plantas, animais e, consequentemente, não haveria a raça humana”, declara Yésli.

Uma iniciativa que acabou envolvendo toda a cidade. “Um projeto de estágio sobre abelhas de uma aluna que acabou movimentando todo o município”, enfatiza a supervisora do projeto de estágio, professora da UPF Me. Elisabeth Foschiera.

Reunião para discutir novas parcerias
Integrantes da Femcors também estiveram na UPF, no Campus I, na mesma data para tratar de possíveis parcerias com a Instituição. O encontro foi realizado na Faculdade da Educação (Faed) com integrantes do Centro de Ciências e Tecnologia Ambientais (CCTAM). A ideia é viabilizar a instalação de caixinhas de abelhas sem ferrão no Campus I da Universidade, bem como auxiliar em pesquisas, em trabalhos de educação ambiental e certificação desse mel. 

Participaram do encontro, a coordenadora do CCTAM, professora Me. Elisabeth Foschiera, os professores do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), Dra. Clóvia Marozzin Mistura e Nelson Miguel Grubel Bandeira, a professora da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), Dra. Gessi Koakoski, o presidente da Femcors, Vilmar Fank, entre outros integrantes da Federação.