Geral

Programação especial comemora 69 anos da FAC/UPF

17/06/2021

17:10

Por: Assessoria de Imprensa

Para comemorar os 69 anos da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (FAC/UPF), será realizada uma programação especial. As atividades iniciam nesta sexta-feira, 18 de junho, com um recital do Grupo de Percussão. Uma Aula Aberta com Léo Foletto sobre “A cultura é livre” ocorre na segunda-feira, 21 de junho. Além disso, haverá uma campanha de conteúdos relacionados a história da Unidade Acadêmica nas redes sociais.

A história da Unidade começou a ser construída em 1952, quanto foram fundados o Conservatório Municipal de Música e a Escola de Belas Artes em Passo Fundo. Ambos se uniram e, na criação da Universidade, deram origem ao Instituto de Belas Artes da UPF. Em 1996, o nome mudou para Faculdade de Artes e Comunicação, para abrigar os novos cursos. “A data faz referência a fundação do Conservatório Municipal de Música, nosso embrião, cuja trajetória antecede a criação da própria Universidade, e revela o lugar de excelência que a música, a arte, e as manifestações da cultura ocupam há muito tempo em nossa comunidade. Mesmo diante do distanciamento que a pandemia impõe, queremos celebrar esse marco. Por isso organizamos uma pequena programação, da qual estão todos convidados a participar”, declara a diretora da FAC, professora Dra. Bibiana de Paula Friderichs.

Confira a programação:

18/06: Recital do Grupo De Percussão
Horário: 19h30 às 20h
Transmissão: Fanpage da FAC no Facebook

21/06: Aula Aberta com Léo Foletto – “A cultura é livre”
Horário: 19h30 às 22h
Transmissão: Fanpage da FAC no Facebook https://www.facebook.com/facupf.fac
- Sobre o palestrante: Leonardo Feltrin Foletto é jornalista, professor e pesquisador (doutor em comunicação pela UFRGS). Trabalha com comunicação/arte e desenvolve pesquisas ligadas à comunicação, tecnologia e ativismo. Neste ano (2021) publicou o livro "A Cultura é Livre: Uma história da resistência antipropriedade", com prefácio de Gilberto Gil. É coordenador de comunicação do LabCidade (FAU/USP) e coordenador geral do Creative Commons Brasil.

19/06 a 19/07: Campanha de conteúdo nas redes sociais
Conteúdo: fotos, recortes de jornais e documentos que remontem a história da FAC e dos seus cursos. A ação é uma produção do Nexjor. Caso a comunidade tenha algum material nesse sentido, é só enviar para o e-mail nexjor@upf.br.