Ensino

Programa Residência Compartilhada: moradia e experiências profissionais aos estudantes da UPF

30/01/2023

08:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Parceria com a Fundação Beneficente Lucas Araújo disponibiliza apartamentos ou quitinetes aos acadêmicos que, em troca, desenvolvem atividades na Entidade

Aproximar os acadêmicos da comunidade, oportunizando que eles apliquem na prática o conhecimento ensinado na sala de aula e vivenciem novas experiências profissionais e pessoais é uma ação que a Universidade de Passo Fundo (UPF) sempre desenvolve. E um exemplo de como isso ocorre é o Programa Residência Compartilhada, uma parceria com a Fundação Beneficente Lucas Araújo, que tem o objetivo de ampliar as condições de permanência e de conclusão da educação superior, no que diz respeito à viabilização de moradia aos estudantes regularmente matriculados e frequentes dos cursos de graduação.

Por meio do Programa, são ofertados apartamentos ou quitinetes em Passo Fundo, disponibilizados pela Fundação Lucas Araújo. Em contrapartida ao imóvel concedido, os acadêmicos realizam atividades junto aos usuários do Lar da Menina Pe. Paulo Farina ou à Instituição de Longa Permanência para Idosos São José.

Quem participa dessas ações é a estudante de Odontologia, Natália da Silva Oliveira, que é natural de Tangará da Serra (MT). Dentre as suas funções, ela acompanha várias atividades odontológicas desenvolvidas pela dentista da Fundação, além de interagir com os idosos por meio de jogos, pinturas e conversas. “Tenho o privilégio de ter uma profissional para acompanhar as ações feitas com os idosos, e, no caso, ver na prática o que estudo em sala de aula. É uma experiência incrível”, afirma.

Além de enriquecer a sua formação por intermédio do trabalho desenvolvido, Natália menciona que a residência oferecida pelo Programa permite que ela consiga desenvolver as atividades acadêmicas sem que haja a necessidade de grandes deslocamentos, bem como proporciona experiências profissionais que são importantes para a carreira.

Enriquecendo o aprendizado
O também estudante de Odontologia da UPF, Patrick Augusto Lima da Silva, já participou do Programa Residência Compartilhada. Natural de Duque de Caxias (RJ), ele foi selecionado em agosto de 2020 e permaneceu até dezembro de 2022.

Durante os mais de dois anos, o acadêmico desenvolveu diversas práticas profissionais e de recreação. “Realizei atividades na área da Odontologia (profilaxias, restaurações e orientações de higiene) juntamente com a dentista da Fundação Lucas Araújo. Também ajudei em eventos no Lar dos Idosos (encher balões, servir bolos, ajudar a deslocar e chamar os idosos), contribui na elaboração e realização de escalda pés para os idosos e na confecção de folders com instruções de higiene bucal e limpeza de dentaduras. E ainda fiz ações no Lar da Menina, como banners de orientação sobre a higiene bucal, jogos e interação com as meninas no período do almoço e ajuda aos funcionários quando necessário”, destaca.

Para o jovem, o envolvimento com o Programa foi fundamental em sua formação. “A participação contribuiu nos meus conhecimentos dentro do consultório e ajudou a mudar minha visão em relação ao público idoso. Além disso, aprendi a trabalhar a interprofissionalidade, tanto entre a integração dos cursos do Programa, como a interação com os funcionários da própria Fundação”, comenta Silva.

Junto com o aprendizado adquirido, o estudante complementa o quão fundamental foi a moradia. “Como meu curso é integral, seria inviável continuar morando na casa dos meus pais. Acredito que a moradia foi de extrema importância para a minha permanência na Universidade. Eu não conseguiria manter um apartamento e pagar as demais despesas, então se estou no sétimo semestre de Odontologia agora é graças ao Programa Residência Compartilhada”, disse.
 
Inscreva-se no Programa
Os acadêmicos da UPF que desejam ter experiências como a de Natália e Patrick podem se inscrever para o Programa Residência Compartilhada. A inscrição no processo seletivo deve ser feita por meio do e-mail saes@upf.br, mediante o envio da documentação solicitada, detalhada no edital

A disposição e a organização das atividades serão planejadas de acordo com as agendas da Fundação Lucas Araújo, em turnos e horários alternados, de segunda-feira a sexta-feira, como contrapartida ao valor do aluguel do apartamento ou quitinete a ser utilizado. Os apartamentos e quitinetes estão localizados na Avenida Presidente Vargas e na Rua Aníbal Bilhar, em Passo Fundo.