Universidade

Programa de atualização profissional qualifica a produção láctea gaúcha

08/03/2023

17:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Iniciativa foi oficializada nesta quarta-feira, 8, durante a Expodireto Cotrijal 2023

O Rio Grande do Sul terá um novo espaço de capacitação para os profissionais que atuam na produção láctea através do Programa de Atualização para a Indústria de Laticínios, fruto da parceria entre o Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) e a Universidade de Passo Fundo (UPF). A apresentação do programa educacional ocorreu durante a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS), nesta quarta-feira (08/03). A primeira formação estará voltada para os laboratoristas que trabalham com a análise do leite para a indústria. A previsão é de que as aulas, práticas e teóricas, tenham início em abril deste ano. 

O secretário executivo do Sindilat/RS, Darlan Palharini, lembrou que o Rio Grande do Sul produz em média 12,02 milhões de litros ao dia, sendo que 92% deste volume se destina às indústrias de laticínios, conforme o Relatório Socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite. “Com esta parceria do sindicato com a UPF, estaremos proporcionando um espaço de aprendizado adequado para atender às demandas da indústria pela formação de profissionais, através da qualificação e da troca de experiências, o que deve promover melhorias na produção, agregando ainda mais valor à toda cadeia leiteira”. O Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de leite entre os estados brasileiros, segundo a Food and Agriculture Organization (FAO).

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UPF, Dr. Antônio Thomé, informa que estão em andamento as tratativas para a oferta de formação em outro curso, voltado para as Boas Práticas Agropecuárias (BPA). “A Universidade está sempre atenta às demandas do mercado. Com a teoria e a prática vivenciadas em sala de aula, e toda a estrutura de pesquisa dentro das centenas de laboratórios existentes, a promoção de parcerias como esta que anunciamos hoje torna-se uma importante ferramenta para que o conhecimento chegue até a comunidade”, destaca.
 
Conforme a professora Ludmila Salazar, que lidera as ações dos laboratórios, as inscrições devem iniciar em abril. “O curso vai dividir em módulos, primeiramente para laboratoristas, consequentemente falando sobre boas práticas agropecuárias para profissionais do campo e, no futuro, também para queijeiros”, ressaltou, destacando que os cursos são uma forma de dar retorno à indústria, oportunizando a formação, por meio da teoria.