Geral

Professores de diferentes municípios do RS realizam especialização em Língua Inglesa na UPF

13/07/2018

15:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

O curso de Especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, vinculado ao curso de Letras do Instituto de Filosofia e Ciências Humana da Universidade de Passo Fundo (IFCH/UPF), teve início em abril deste ano. O curso conta com um percentual de 20% da carga horária em EAD e, nessa quinta-feira, dia 12 de julho, a turma teve o primeiro encontro presencial. Outra novidade nesse curso é que as aulas acontecem em blocos de duas semanas, durante a manhã e tarde, nos meses de julho de 2018, janeiro e julho de 2019, facilitando o deslocamento dos participantes vindos de outros municípios, já que, desse modo, não terão de fazer viagens semanais.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Dra. Luciane Sturm, o objetivo geral do curso, inserido na área da Linguística Aplicada, é especializar e qualificar os educadores, professores de língua inglesa, para o ensino efetivo e inovador em sala de aula. “Uma das prioridades educacionais, hoje, é o investimento na formação continuada de docentes. Os profissionais estão em busca de compreender de forma mais aprofundada as mudanças no processo de ensino e de aprendizagem como um todo e, em especial, o de línguas estrangeiras, configurando-se como educadores reflexivos, críticos e inovadores”, aponta ela.

A fim de atender a essa demanda, o curso conta com 13 disciplinas ministradas em inglês: Aquisição da segunda língua; Abordagens e metodologias contemporâneas; Prática em língua inglesa; Fonética e fonologia; Gêneros do discurso e ensino; Ensino de inglês para crianças; Letramento digital; Pesquisa em ensino e aprendizagem; Análise e produção de material didático; Pragmática; Avaliação e ensino; Ensino de língua inglesa e inclusão; Texto literário e ensino. O corpo docente é formado por professores da Instituição, bem como por doutores convidados de outras renomadas IES, como UFSM, Unisinos, UFRGS e Florida State University.

O curso ainda reforça o carácter regional abrangente da UPF, pois, além de professores residentes em Passo Fundo, participam outros vindos de Santo Ângelo, Carazinho, Chapada, Não-Me-Toque, Panambi, Lagoa Vermelha, Getúlio Vargas, Tapejara, Vitor Graeff, Guaporé, Nova Bassano, David Canabarro e Guaíba.

Neste primeiro módulo, o grupo tem aulas até o dia 27 de julho, retornando em 7 de janeiro de 2019.  “Nesse período, entre agosto e janeiro, os alunos não perdem o contato com o curso, pois terão parte das disciplinas em EAD, quando farão leituras e tarefas pela plataforma Moodle, a fim de se prepararem para o módulo de janeiro. Além disso, deverão desenvolver os trabalhos de avaliação, das disciplinas cursadas agora em julho. Considerando a vida corrida dos professores, esse é um modelo que agradou a muitos”, pontua a coordenadora do curso.

Para saber mais sobre o curso, o contato é ifchpos@upf.br.