Cultura

Professora do curso de Artes Visuais apresenta projetos selecionados pelo edital Arte na Rua

26/10/2018

18:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Projetos artísticos podem ser conferidos no Espaço Roseli Doleski Pretto, no centro da cidade

A professora e coordenadora do curso de Artes Visuais da Universidade de Passo Fundo (UPF), Me. Mariane Loch Sbeghen, esteve entre os artistas que tiveram projetos selecionados pelo edital Arte na Rua 10/2017, promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Cultura. Os projetos “Um olhar sobre o patrimônio” e “Patrimônio Invisível” já foram finalizados e podem ser conferidos pela comunidade no pátio interno do Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto e no canteiro em frente ao Espaço.  

O projeto “Um olhar sobre o patrimônio” é formado por um painel de pintura em azulejos com imagens de casas, igrejas, prédios tombados que fazem ou fizeram parte do patrimônio histórico de Passo Fundo e textos sobre patrimônio e arte que contam um pouco da história do município. O objetivo da proposta artística é o de contribuir com a revitalização do Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, utilizando o azulejo como suporte representativo de uma época. 

Já a proposta “Patrimônio Invisível”, finalizada em agosto, utiliza a técnica de pintura com stêncil para apresentar a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural através de expressão artística, trazendo a reflexão sobre os bens que estão protegidos, salvaguardados, nas instituições de memória que estão representados no Espaço Cultural Roseli D. Pretto. A ideia também é tornar mais atrativa a praça que integra o entorno do Espaço Cultural, sensibilizar a importância de cuidar, zelar proteger os bens materiais e imateriais do patrimônio da cidade e reconhecer esse patrimônio histórico e cultural no local central da cidade.