Cultura

UPF tem um dos maiores portfólios de serviços e laboratórios do RS

06/03/2024

17:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Com uma tecnologia de ponta, os serviços atendem cerca de 80% da demanda de empresas e produtores na área do agro

Reconhecida pelos pilares do ensino, pesquisa, extensão e inovação, a Universidade de Passo Fundo (UPF) se destaca também pela prestação de serviços na área do agro. Durante a Expodireto Cotrijal, os visitantes podem conhecer de perto o extenso portfólio de serviços oferecidos por meio de laboratórios, que abrangem análises, formações, pesquisas, produtos e orientações a empresas e produtores rurais. Com uma tecnologia de ponta, os laboratórios da UPF contemplam cerca de 80% das necessidades laboratoriais de empresas e produtores da área do agro. 

A Universidade é a única da região a oferecer, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, serviços por meio do Laboratório de Análise de Solos e do Serviço de Análise de Rebanhos Leiteiros (Sarle). “A UPF trouxe a tecnologia para fazer análise de leite, isso lá nos anos 1990 ainda. Essa tecnologia veio do Canadá e, a partir da tecnologia do laboratório, a UPF criou toda a distribuição de análise de leite do país”, comenta Clovis Alves, gerente da UPF Serviços.

Ao longo da programação da Universidade na Expodireto, os visitantes podem conhecer as ações do Laboratório de Sementes, do Laboratório de Fitopatologia, além do Laboratório de Biotecnologia Vegetal. “Nossos laboratórios atendem a comunidade em geral, não só através de prefeituras ou através de matéria ou outros órgãos, mas também se o produtor ou se as pessoas quiserem se direcionar até o laboratório, a gente consegue atendê-los. Como um exemplo de análise que a gente tem e oferece são as análises de outorga da água. O produtor que tem seu poço dentro da propriedade e quer legalizar essa água, a gente consegue fornecer esse tipo de análise”, destaca Marcieli Marotzki.

Outro exemplo de análises feitas é a de cereais. “Para fazer a classificação do trigo, o produtor envia para nós uma amostra. Isso é importante para ele fazer a classificação do trigo. Um trigo, quando ele é classificado como um melhorador, ele vai dar uma qualidade de pão bem melhor. Além disso, essa classificação, também é importante para a venda, para a rentabilidade desse produtor rural. E além disso, nós somos os únicos laboratórios no Brasil que faz essa classificação de trigo para os produtores”, comenta Cristine Milech.

Já o Laboratório de Biotecnologia Vegetal oferece uma gama de serviços, como a produção de mudas livres de virose para fornecer aos produtores, principalmente de batata, que é o carro-chefe. “A gente também produz mudas livres de outras culturas, como a batata doce, o morangueiro, o lúpulo, que é uma cultura nova que está entrando no mercado, que tem um grande potencial de diversificação de cultivos e ornamentais”, explica Marilei Dal Vesco, técnica do laboratório. 

Quer conhecer mais sobre os nossos laboratórios? Visite a Casa UPF na Expodireto.