Pesquisa e Inovação

Professora da UPF tem trabalho premiado em evento internacional

19/11/2020

14:17

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

De 11 a 14 de novembro, a professora Dra. Thais Dresch Eberhardt, docente do curso de Enfermagem da UPF, integrou a programação do 12º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde 2020. Promovido pela Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (Sobecc), o evento contou com a participação de pesquisadores e profissionais de diversos países. Um dos trabalhos premiados na atividade, intitulado “Prevenção de lesões por pressão decorrentes do posicionamento cirúrgico, foi apresentado pela professora.

O estudo foi realizado por Thais, em parceria com Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Católica Portuguesa. De acordo com ela, as lesões por pressão estão entre as complicações mais frequentes devido ao posicionamento cirúrgico. A partir dessa realidade, o trabalho construído teve como objetivo avaliar a eficácia da espuma multicamadas com silicone, comparada ao filme transparente de poliuretano na prevenção das lesões em calcâneos (o osso que forma o calcanhar) em indivíduos submetidos a cirurgias eletivas

Ao concluir que, de fato, a espuma é mais efetiva do que o filme na prevenção das lesões, ela destacou a importância de os profissionais estarem em constante atualização. “Temos que pensar, enquanto profissionais, que é preciso experimentar, nas práticas diárias, medidas de prevenção por pressão sempre baseadas em evidências científicas”, observou.

O tema central do simpósio foi “Eixos de sustentação da assistência em centro de material e esterilização e controle de infecção: gestão baseada em valores, competências e processos”. O trabalho premiado pode ser acessado AQUI.