Pesquisa e Inovação

PPGEH completa 15 anos com lançamento de livros

18/08/2017

14:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Bioética e Cuidado Humano (GEPEBICH), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo (PPGEH/UPF) e desenvolvido em parceria com o CNPq, completa 15 anos de atividades. Nessa quinta-feira, dia 17 de agosto, na sala de estudos do Mestrado em Envelhecimento Humano da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), Campus I, foram lançadas duas obras: “Doenças crônicas: perspectivas” e “Doenças crônicas: enfrentamentos”. 

O livro “Doenças crônicas” foi criado no ano de 2001 pelo pesquisador Luiz Antonio Bettinelli e pela pesquisadora Dalva Maria Pomatti. Posteriormente, entraram no grupo as pesquisadoras Vera Lucia Fortunato Fortes e Monica Menezes Matte. Gradativamente, integraram-se ao grupo acadêmicos de Enfermagem, Medicina, Educação Física e Nutrição. Desde 2010, discentes do PPGEH também ingressaram no grupo de pesquisa. “Estamos lançando os exemplares de número 13 e 14. Todas as doenças crônicas existentes hoje, de uma forma ou outra, estão abordadas em um desses livros. Nosso objetivo, fazer com que o alunos da graduação comecem a ter interesse pela leitura, escrita e pela pesquisa desde já”, destacou o pesquisador Bettinelli. 

Segundo Bettinelli, a coleção de livros não conta somente com autores locais, eis que alguns dos textos são assinados por estudiosos de outros estados brasileiros e até mesmo de outros países, que contribuíram escrevendo capítulos dos livros. As produções oportunizam a publicação de artigos de profissionais da saúde, de forma a ampliar o acervo e o conhecimento sobre o tema numa abordagem multidisciplinar. 

As obras lançadas contam com 17 e 19 capítulos respectivamente, descrevendo várias doenças crônicas e objetivando a melhora nos processos de assistência ao paciente, resultando em uma melhor qualidade de vida. Os livros estão disponíveis na Biblioteca da UPF, no PPGEH ou com os autores dos capítulos.