Pesquisa e Inovação

PPGCA recebe visita de pesquisador da Flórida

28/02/2019

18:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade de Passo Fundo (PPGCA/UPF) recebeu, na última sexta-feira, dia 22 de fevereiro, a visita do colaborador Me. Jerônimo Bezerra, da Universidade Internacional da Flórida (FIU -- Florida International University). Bezerra é diretor de Tecnologia da Informação (TI) e engenheiro-chefe dos projetos AMPATH e AmLight. É também responsável por gerenciar diversas atividades de infraestrutura de conexão de redes de computadores no ponto de troca de tráfego de redes em Miami (EUA), um dos principais links da América do Sul com o mundo. 

Na UPF, Bezerra colabora em projetos de pesquisa na área de redes de computadores, junto dos professores Dr. Ricardo Schmidt e Dr. Marco Trentin, e dos alunos Pedro Camera e Alisson Zanetti do PPGCA. Além de reuniões técnicas sobre os projetos de pesquisa, o pesquisador também ministrou uma palestra, aberta ao público, em que apresentou estruturas que conectam o Brasil com o mundo através da Internet na atualidade e projetos futuros.

Essas estruturas fazem parte de uma rede internacional que interliga instituições acadêmicas e de pesquisa, e será responsável pela comunicação e troca de dados em projetos como o do Large Synoptic Survey Telescope (LSST). Esse telescópio, localizado no Chile, entrará em operação em 2019, e mapeará quase a metade do céu por um período de 10 anos.