Ensino

Plataforma Multidisciplinar 3D da UPF pronta para o uso

20/07/2021

15:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Treinamento de professores e funcionários finalizou o processo de habilitação do espaço localizado no Centro de Simulação Realística

Com o objetivo de formar e capacitar funcionários do Centro de Simulação Realística e docentes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Medicina Veterinária e Odontologia, um treinamento, realizado na Plataforma Multidisciplinar 3D, foi colocado em prática na última semana. Com a atividade, as equipes encerraram oficialmente o processo de habilitação do espaço, que já está à disposição para uso da comunidade acadêmica.

A Plataforma Multidisciplinar 3D é um equipamento interativo, touch screen, em forma de tela e mesa. Junto ao Centro de Simulação Realística, localizado na Faculdade de Medicina, Campus II, ele irá possibilitar aos docentes e estudantes uma experiência tecnológica e inovadora, em um espaço novo, permitindo ampliar conhecimentos. Ao acessar conteúdos e materiais que aliam as mais novas tecnologias da área da saúde à produção do conhecimento, os acadêmicos experimentam uma nova forma de aprender com destaque a multidisciplinaridade.

O treinamento foi liderado pela professora Me. Celimara Gamba Lima. Segundo ela, os recursos oferecidos pela plataforma são excelentes ferramentas para consolidar o conhecimento nas áreas básicas da saúde. 

Ela destaca que os recursos de anatomia e fisiologia (imagens, vídeos e modelos 3D) aceleram o processo de aprendizagem, uma vez que conseguem transformar o abstrato em concreto, com muita interatividade. Da mesma forma, o recurso de microscopia com lâminas em alta definição possibilita transformar a tela da mesa em um microscópio gigante, proporcionando aumentos semelhantes aos do microscópio ótico, permitindo que lâminas normais ou de patologia possam ser observadas por várias pessoas, sem a dificuldade do foco individual. Por fim, o recurso de renderização 3D de imagens (Tomografia, ressonância) permite navegar pelos diversos planos de corte e oferece uma enorme quantidade de ferramentas para estudo do caso real, para diagnóstico. “Com essa quantidade de recursos interativos, a possibilidade de multiplicar as experiências enriquece o processo de ensino-aprendizagem”, observa a professora.

Principais características do equipamento
O equipamento contém softwares e aplicativos de anatomia, fisiologia, genética, histologia, microbiologia, entre outros, contemplando seres humanos e animais. Todo conteúdo é acessado por meio da experiência 3D e de realidade virtual. Outras aplicações da plataforma ainda permitem acessar conteúdos de exames por imagem, por meio da conexão direta com parceiros institucionais da prática em saúde. 

Entre os destaques estão:
Elevação vertical e inclinação horizontal eletromecânicas
Servidor DICOM com processador Xeon 24 núcleos
PACS Server com ferramentas de conversão de imagens de Tomografias e Ressonâncias Magnéticas em 3D e registro na ANVISA
Atlas Anatômicos com mais de 6500 estruturas identificadas e interativas, Atlas Fisiológico, Visualizador de Lâminas Histológicas
Acesso e interação com microscópios digitais
Compartilhamento do vídeo com múltiplas telas
Conexão com Servidores DICOM de qualquer Hospital
Nobreak de 1.8 Kva, acoplado e Wifi
Capacidade dinâmica de pesquisa
Controles 3D fáceis de usar
Módulo de Fisiologia
Possibilita procurar e localizar estruturas anatômicas pelo nome
Modelos dinâmicos das estruturas musculares
Permite mover o modelo em um espaço tridimensional
Conexão com Microscópio Digital e Projeção Touch