Notícias UPF

Parceria entre Mundo da Leitura e curso de Arquitetura e Urbanismo une a literatura com as artes

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

“Do lado de cá, do lado de lá: construindo pontes” é o nome dado à prática leitora desenvolvida no Centro de Referência de Literatura e Multimeios – Mundo da Leitura, vinculado ao curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF), voltada para alunos de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. A ideia de contar uma história construindo uma ponte por meio de formas geométricas surgiu a partir da obra A ponte, do escritor Eliandro Rocha. Para isso, o desafio de produzir os blocos que se adequassem ao espaço e à narrativa resultou em uma parceria entre o Mundo da Leitura e o curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF. 

As acadêmicas Ana Carolina Coser, Letícia Fumagalli da Costa e Eduarda Aguiar, acompanhadas pela coordenadora Pedagógica do Laboratório de Áudio e Vídeo (Lavau), professora Dra. Eliane Panisson, aceitaram o desafio de calcular e projetar as formas geométricas, redimensionando as ilustrações do livro. O mesmo projeto serviu como protótipo para a produção de pequenas peças em madeira, com as quais os alunos são desafiados a construir a sua ponte seguindo o mesmo modelo da construída anteriormente com os grandes blocos.

Durante a contação da história, as formas vão sendo sobrepostas até resultarem na construção de uma ponte e no encontro dos personagens, Nestor e José, que ficam amigos e também formam uma ponte de amizade.  Os alunos são conduzidos a perceberem o sentido e o significado da ponte em seus laços afetivos com pessoas, coisas e acontecimentos em seu entorno. Essa atividade foi desenvolvida durante todo o ano de 2018 e já envolveu mais de 20 escolas públicas e particulares de Passo Fundo e região, tal como a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Anjos, de Nova Boa Vista, cujos alunos estiveram no Mundo da Leitura no dia 8 de novembro, em uma atividade que contou com a presença dos parceiros do projeto. 

A parceria com o curso também proporcionou o empréstimo da réplica da ponte Tower Bridge, ou “Ponte da Torre”, situada em Londres, construída por acadêmicos do VI nível do Curso de Arquitetura e Urbanismo/2010 com 17 mil palitos de dentes. Após a atividade leitora, os alunos são convidados a conhecer a réplica da ponte, que é sempre apreciada com admiração e curiosidade. 

Para a coordenadora do Mundo da Leitura, professora Dra. Ivânia Campigotto Aquino, a parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo permitiu uma aproximação dos alunos com as artes, trazendo a beleza e a riqueza das formas geométricas ao envolver a obra literária. “Certamente essa parceria reforça o objetivo do Mundo da Leitura de formar leitores em múltiplas linguagens, unindo a leitura das obras literárias com a leitura das obras arquitetônicas”, destacou. 

Práticas leitoras
As práticas leitoras são atividades desenvolvidas pela equipe do Mundo da Leitura voltadas para professores e alunos de todas as idades, da rede pública ou privada. Numa perspectiva hipermidial, as práticas envolvem a literatura, o cinema, as artes plásticas, a fotografia, a música, a linguagem informatizada, o teatro, a dança, a história em quadrinhos, os aplicativos e os games. 

No início de cada semestre, abrem-se as inscrições para a modalidade de visitas agendadas pelas escolas. As visitas têm duração de duas horas e são oferecidas para turmas do ensino fundamental, médio e superior, comportando um número máximo de 30 alunos por turma. O agendamento é feito pelo telefone (54) 3316-8148. Conheça mais sobre as atividades e serviços oferecidos pelo Mundo da Leitura pelo site.