Geral

Outubro Rosa será celebrado com espaço exclusivo no Passo Fundo Shopping em parceria com UPF e HSVP

01/10/2021

14:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

A programação contará com exposições fotográficas, bate-papo com especialistas, happy hour, e ação voltada aos pets

No mês de outubro, o Passo Fundo Shopping une forças com a Universidade de Passo Fundo (UPF) e Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) para promover ações de prevenção ao câncer de mama e bem-estar da sociedade. Para celebrar o Outubro Rosa, de 1º a 31 de outubro, o shopping contará com o Espaço Rosa, no piso 1, ao lado da Carmen Steffens, onde ocorrerão demonstrações de autoexame, orientações e entregas de lenços personalizados para mulheres com diagnóstico da doença. Além disso, serão realizadas exposições fotográficas e artísticas, montagem de looks na cor do mês, música ao vivo e ações voltadas à prevenção de câncer em pets.  

A união com a UPF reforça a importância das ações, por meio de uma parceria com os cursos de Design de Moda, Enfermagem, Medicina e Medicina Veterinária. “A campanha Outubro Rosa enfatiza, para além da detecção precoce do câncer de mama, também o cuidado com a saúde integral da mulher. Compartilhar informações e levar a nossa contribuição e conhecimento por meio dos nossos cursos faz parte do compromisso da Universidade com a comunidade”, destaca a reitora da UPF, professora Bernadete Maria Dalmolin.
 
A ideia ao longo do mês é unir a conscientização através de ações educativas, lúdicas e culturais. Para Danielle Batezini, gerente de Marketing do Passo Fundo Shopping, é fundamental a união para promover iniciativas em um espaço que atrai a circulação do público. “O Passo Fundo Shopping possui um compromisso social, e essa união com o HSVP e a UPF é uma forma de trazer informação e acolhimento para toda a comunidade com a segurança do nosso ambiente”, destaca ela. 
 
Parceiro fundamental da ação, o Hospital São Vicente de Paulo é uma das entidades engajadas em auxiliar com tratamento e prevenção para salvar vidas. “Somos uma Instituição centenária e reconhecida pela missão grandiosa de cuidar das pessoas. Então, precisamos mobilizar e engajar outros atores sociais e a comunidade na causa da prevenção do câncer de mama. Estarmos presentes nesta parceria é mais do que realizar ações de divulgação. É, sim, promover efetivamente o diagnóstico precoce que eleva de forma significativa as chances de cura da doença”, salienta Júlio César de Bem, diretor corporativo de Desenvolvimento Humano e Organizacional do HSVP.
 
Ações de Prevenção
As atividades se dividirão em várias áreas, focadas na conscientização. Nos dias 3 e 20 de outubro, serão realizadas orientações de prevenção ao câncer de mama, aferição de pressão arterial e IMC, teste de glicose, entrega de folders e rosas em parceria com a Terra e Cor, e alunos de Enfermagem da UPF. Quem visitar o espaço também encontrará conversas e bate-papos híbridos com a Dr.ª Daniele Floss e Dr. Leandro Pacheco, no dia 8, na Praça de Alimentação, uma Blitz da Saúde em parceria com a Brigada Militar no estacionamento do shopping, dia 15, a Feira de Saúde, dia 23, e demonstrações de autoexame nos dias 21 e 24. 
 
Em parceria com o curso de Medicina Veterinária da UPF, serão destinados ainda os dias 9, 10, 30 e 31 de outubro para a realização de exames em pets felinas e caninas, na entrada do andar térreo no Passo Fundo Shopping.
 
Ações artísticas 
A arte também fará parte das programações do Espaço Rosa, que receberá a exposição da fotógrafa Anelise Piccini, retratando momentos após o diagnóstico de sua prima, a decoradora Wanessa Paim de Almeida, ao descobrir um câncer de mama avançado no início de 2020. “Quando ela descobriu que precisaria realizar o corte do cabelo, conversamos e preparamos um momento íntimo com a sua mãe para o momento de raspar, o qual fotografei. São essas imagens carregadas de determinação, amorosidade, força e coragem que representam todas as mulheres que passam por isso, que compõem essa exposição”, conta. 
 
Também estará no local a mostra fotográfica “Mulheres Vitoriosas”, do fotógrafo Diogo Zanatta, em parceria com a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN). A exposição leva o rosto de três mulheres usuárias da associação em Passo Fundo, com diferentes histórias de vida, lutas, superações, belezas e crenças. 
 
O curso de Design de Moda da UPF estará presente com a exposição de looks montados na cor alusiva ao mês, enquanto que a artista Beatriz Schneider realizará a pintura ao vivo de um painel no dia 9 de outubro. Ela também irá colaborar com lenços personalizados que serão entregues nos dias 22 e 29. No dia 08, a programação ainda contará com um Happy Hour Rosa na Sexta Musical, com apresentação gratuita de voz e violão na Praça de Alimentação a partir das 19h. 
 
Confira a programação completa do Outubro Rosa no Passo Fundo Shopping:
 
De 1º a 31 de outubro
Exposição fotográfica de Anelise Piccini (Espaço Rosa)
Exposição fotográfica “Mulheres Vitoriosas”, de Diogo Zanatta e da AAPECAN (Espaço Rosa)
Exposição de looks montados na cor Rosa com curadoria do curso de Design de Moda da UPF (Espaço Rosa)
 
3 de outubro
14h às 20h: Orientação para prevenção ao câncer de mama com entrega de rosas e folders pelos alunos de Enfermagem da UPF
 
8 de outubro
18h às 18h30: Conversa Rosa - bate papo híbrido com a Dr.ª Daniele Floss, Dr. Leandro Pacheco e uma paciente, com mediação de Taís Rizzotto (Praça de Alimentação)
19h: Happy Hour Rosa com Douglas Carraro - Voz e Violão (Praça de Alimentação)
 
9 de outubro
10h: Vitrine Viva de pintura com a artista Beatriz Schneider (Espaço Rosa)
14h às 20h: Outubro Rosa Pet - Realização de avaliação gratuita das mamas em felinas e caninas, pelos professores, residentes e alunos do Curso de Medicina Veterinária da UPF. Orientação e distribuição de materiais informativos para prevenção do câncer de mama em pets (Piso Térreo, na entrada externa do Passo Fundo Shopping)
 
10 de outubro
14h às 20h: Outubro Rosa Pet - Realização de avaliação gratuita das mamas em felinas e caninas, pelos professores, residentes e alunos do Curso de Medicina Veterinária da UPF. Orientação e distribuição de materiais informativos para prevenção do câncer de mama em pets (Piso Térreo, na entrada externa do Passo Fundo Shopping)
 
15 de outubro
14h às 16h: Blitz da Saúde - abordagem de informações sobre autocuidado, entregas de folder e laço rosa em parceria com a Brigada Militar (Estacionamento externo do Passo Fundo Shopping)
14h às 18h: Lenços personalizados - entrega de um lenço rosa personalizado pela artista Beatriz Schneider para as mulheres com câncer de mama (Espaço Rosa)
 
20 de outubro
14h às 18h: Orientação para prevenção ao Câncer de Mama - entrega de rosas e folders informativos pelos alunos de Enfermagem da UPF (Espaço Rosa)
 
21 de outubro 

10h às 18h: Camarim de autoexame e demonstração de nódulos - residentes de Ginecologia e Medicina da UPF fazem demonstração de como fazer o autoexame e demonstração de tipos de nódulos (Espaço Rosa)
 
22 de outubro 

14h às 18h: Lenços personalizados - entrega de um lenço rosa personalizado pela artista Beatriz Schneider para as mulheres com câncer de mama (Espaço Rosa)
 
23 de outubro
13h às 18h: Feira de Saúde HSVP - ação com aferição de pressão arterial, IMC e teste de glicose com a Escola Técnica de Enfermagem do HSVP (Espaço Rosa)
 
24 de outubro 
14h às 20h: Camarim de autoexame e demonstração de nódulos - residentes de Ginecologia e Medicina da UPF fazem demonstração de como fazer o autoexame e demonstração de tipos de nódulos (Espaço Rosa)
 
30 e 31 de outubro

14h às 20h: Outubro Rosa Pet - Realização de avaliação gratuita das mamas em felinas e caninas, pelos professores, residentes e alunos do Curso de Medicina Veterinária da UPF. Orientação e distribuição de materiais informativos para prevenção do câncer de mama em pets (Estacionamento externo do Passo Fundo Shopping)