Jornada

“Os livros são viciantes. Espero que os jovens descubram isso”

27/10/2021

11:32

Por: Assessoria de Imprensa

Primeira live em comemoração aos 40 anos das Jornadas Literárias reuniu Flávio Carneiro, Luciana Savaget, Roger Mello e Marina Colasanti. Programação segue até quinta-feira (28/10)

Escritora Marina Colasanti

A primeira live em comemoração aos 40 anos das Jornadas Literárias reviveu memórias, debateu a leitura e a literatura e exaltou a importância de uma das maiores movimentações literárias da América Latina. Realizada na cidade gaúcha de Passo Fundo, Capital Nacional da Literatura, as Jornadas já reuniram cerca de mil autores e quase 300 mil pessoas. Os encontros virtuais com escritores, que fazem parte da trajetória das Jornadas, iniciaram na quarta-feira, 26 de outubro, com a participação de Flávio Carneiro, Luciana Savaget, Roger Mello e Marina Colasanti. As lives seguem nesta quarta (27) e quinta-feira (28), sempre a partir das 19h20min. A programação pode ser acessada em www.upf.br/jornada40anos.

A escritora, jornalista e tradutora Marina Colasanti, que já perdeu as contas de quantas edições participou das Jornadas, abordou a sua relação com os livros e literatura desde a infância, ressaltando essa memória afetiva que os livros proporcionam.

“Posso dizer que hoje eu vivo em uma biblioteca e uma biblioteca vive em mim. E ninguém se espanta porque essa é a situação do escritor. Estou sempre com livros esparramados, empilhados pelo chão. Enfim, livros são viciantes. Espero que os jovens descubram isso”, revelou Marina.

Escritor Roger Mello

Seu parceiro de debates na live foi o premiado Roger Mello, que é ilustrador, escritor e diretor de teatro.

“Participei da Jornada inúmeras vezes, tanto que eu e a Marina merecemos a chave da cidade”, brincou o escritor, relatando o quanto eles se sentem parte da cidade e da Jornada.

 

Escritora Luciana Savaget

“Retornar ao passado para ressignificar o presente e futuro”
Os escritores que participaram da primeira live ressaltaram o quanto as Jornadas Literárias são importantes para a literatura brasileira e, especialmente, para cada um deles que vivenciaram essa movimentação de perto.

“A Jornada faz parte da minha história profissional, da minha vida. Esse nosso encontro representa o pássaro africano Sankofa com a cabeça voltada para trás, que traduzido pelo povo Akan, significa retornar ao passado para ressignificar o presente e futuro. E como estamos unidos para comemorar estes 40 anos da Jornada, nada mais apropriado do que lembrar dessa ave da transformação. Olhar para trás é a base de tudo. Nós somos o que construímos no nosso passado”, enfatiza a jornalista e escritora infantil, Luciana Savaget, falando ainda da importância da leitura e da literatura. “Foram os livros e as boas leituras que me ajudaram a ser o que sou. O poder da palavra e da leitura é transformador e não podemos silenciar o lápis e o sonho”, destacou ela.

Escritor Flávio Carneiro

Outro convidado da live, Flávio Carneiro, salientou a importância da leitura literária para o momento “acelerado exagerado da sociedade contemporânea”.

“Você descarta pessoas, valores e celulares da mesma forma. Tudo fica muito velho muito rápido. A ideia de que tempo é dinheiro é cada vez mais avassaladora”, reflete Carneiro, deixando um recado importante para a sociedade. “O meu recado é que perder tempo com a leitura literária é ganhar tempo, talvez a única forma de ganhar do tempo. Não é correr atrás do tempo. É parar e esperar a sua alma. Usando uma expressão de Guimarães Rosa, acho que estamos nos tornando ‘desalmados’. A leitura é um gesto de entender ou entrar no tempo de uma forma devagar”, explicou o escritor, crítico literário, roteirista e professor de Literatura.

A primeira live foi mediada pela diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UPF, professora Dra. Patrícia Valério, e também contou com um vídeo da professora Zelir Salete Lago Busato, que resgatou a história e o alcance das Jornadas. “Ela chegou a ter cunho internacional, uma vez que vieram escritores do mundo inteiro para Passo Fundo”, enfatizou Zelir, destacando também a importância das Pré-Jornadas e Pré-Jornadinhas, que preparam os leitores, fazendo a leitura prévia das obras dos convidados, culminando com o encontro com os escritores na Jornada e na Jornadinha.

As lives são transmitidas pelo canal do Youtube da UPF Online e a programação pode ser conferida no site www.upf.br/jornada40anos. As atividades em alusão aos 40 anos das Jornadas Literárias são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Prefeitura de Passo Fundo com patrocínio da Corsan, apoio do Programa Nacional de Assistência ao Ensino (PNAE) e Sesc como parceiro cultural.

- Confira a live:

Confira a programação das próximas lives:

27 de outubro (quarta-feira)

- 19h (Abertura) - Jornada: memória lida - Leitor(a)s desde as primeiras edições 
 
- 19h30min às 20h30min - Ocupações físicas e digitais: a literatura tem 
Julián Fuks
Alckmar Luiz dos Santos
 
- 20h30min às 21h30min - Leituras por aqui no Sul 
Cíntia Moscovich
Luís Augusto Fischer

 28 de outubro (quinta-feira)

- 19h (Abertura) - Jornada: memória lida 
 
- 19h30min às 20h30min - Vozes e pertencimento: a literatura tem?
Elisa Lucinda
Ferréz 
 
- 20h30min às 21h30min - Leitores livres, seres (in)comuns 
Ricardo Azevedo
Maria Esther Maciel