Universidade

Orgulho de pai para filhos

06/08/2021

16:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti e Arquivo Pessoal

Domingo é Dia dos Pais e aqui, na UPF, são inúmeras as histórias que colocam pais e filhos juntos pelas trilhas do conhecimento. E é justamente o que aconteceu com a professora Dra. Janaína Rigo Santin, que, inspirada pelo pai, Gaspar Pedro Santin, e inspirando o irmão, Carlos Afonso Rigo Santin, fez do Direito mais do que uma carreira, mas uma extensão da família.

Gaspar conta orgulhoso quando ingressou no curso de Direito, ainda nas antigas estruturas localizadas no centro de Passo Fundo. Ao olhar para a evolução do Campus I da Universidade e para o prédio da Faculdade, ele destacou que a admiração pelos filhos se fortalece com a parceria estabelecida no desempenho da mesma profissão. “São meus filhos e meus orgulhos. Cada um em sua área de atuação, na docência e na advocacia, plantei a semente ainda na década de 1970 para hoje, ter a alegria de dividir com eles esse caminho”, ressaltou, lembrando que outras duas filhas também são egressas da Universidade, formadas em Odontologia e Medicina.

Para Janaína, mais do que um exemplo na profissão, o pai é um modelo para a vida. “Tive a sorte de encontrar na Faculdade de Direito uma formação sólida que, somada à prática desenvolvida pelo meu pai, me ajudaram a ser a profissional que sou hoje. Vi nele um advogado sempre combativo, ético e responsável e, com certeza, sigo vendo como inspiração para o que faço”, pontuou.

Formado em 2005, Carlos se diz orgulhoso e agradecido pelas experiências vividas na Universidade. Passeando pelos corredores e olhando os quadros de cada formatura, ele destaca que também passa um pouco pela história da família. “A vivência da minha profissão veio dessa base e desse olhar que meu pai nos passou. Desde quando era acadêmico, nunca pensei em outra coisa senão advogar, motivado pela formação que recebi em sala de aula e pela inspiração diária do meu pai”, destacou.

Pai, professor e colega
As irmãs Giovana Ciacci Zanella e Giulia Ciacci Zanella não escolheram a mesma profissão, mas puderam aproveitar a presença do pai, o professor Dr. Eraldo Zanella
, em vários momentos da vida acadêmica. 

Gêmeas, elas lembram com carinho da história contada pelo pai sobre a decisão de morar em Passo Fundo e iniciar a carreira docente na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV) da UPF. Uma jornada que iniciou há 22 anos e que teve sua concretização em 2016, quando elas também vieram para a cidade e se tornaram acadêmicas na Instituição. “Enquanto a maioria dos nossos colegas saía de casa para morar sozinhos, nós tivemos a sorte de ter como colega de apartamento o nosso pai. Ali, finalmente pudemos conhecer melhor a sua rotina, seus amigos e suas manias. Ter o seu pai envolvido no seu círculo da faculdade, às vezes, pode parecer estranho, mas a presença dele nessa fase da nossa vida foi essencial, pois além de ser um mentor e um guia, ele era o nosso porto seguro”, ressalta Giulia, acadêmica de Engenharia Mecânica.

Segundo Giovana, justamente pelo envolvimento do pai no mundo acadêmico, ele pode compreender os anseios, as dificuldades e conseguia dar conselhos certos, além do acolhimento quando necessário. “Para nós pai e professor sempre foram sinônimos, e isso nunca foi tão verdadeiro quanto agora. A oportunidade de ter meu pai como mestre na sala de aula, repassando seus conhecimentos com tanta emoção, considero como uma das razões por eu ser tão apaixonada pela profissão que escolhi”, pontua a acadêmica de Medicina Veterinária.