Pesquisa e Inovação

Optim é vencedora do Prêmio Shell Iniciativa Jovem

09/03/2021

11:17

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Empresa é residente no Conecta UPF e foi contemplada com 25 mil reais para investimento em ideias inovadoras

Implementado no Brasil em 2000, o Shell Iniciativa Jovem é a versão brasileira do programa global da Shell de incentivo ao empreendedorismo chamado LiveWIRE. Presente em outros 17 países, o projeto apoia jovens empreendedores para desenvolver negócios sustentáveis, promovendo o desenvolvimento econômico local. Selecionada ainda em 2020, a empresa Optim, residente no Conecta UPF, foi uma das vencedoras no encerramento do programa. A equipe trouxe para casa R$ 25 mil reais que serão investidos em inovação e melhoria das ideias já implementadas. 

De acordo com Mariana Bier, uma das responsáveis pela conquista, o projeto contou com várias mentorias e capacitações, com troca de experiências e apresentação da evolução dos negócios de cada empresa participante. “Ficamos extremamente orgulhosos de sermos reconhecidos, mesmo estando longe dos grandes centros. Acreditamos que a premiação é o resultado do esforço e persistência da nossa equipe em mostrar o quão capaz somos! Nós fomos ousados quando decidimos desenvolver tecnologias que envolvem não só software, mas também hardware”, relata.

A empresa

A OPTIM é uma startup que desenvolve soluções de Internet das Coisas (IoT), voltadas ao uso eficiente de recursos naturais. Por meio de participações em projetos em cooperação com o setor do saneamento, a equipe pode entender a carência de tecnologias nacionais e escaláveis para o monitoramento de consumo de água e consequente redução das perdas que ocorrem no sistema de abastecimento das cidades.  

A partir disso, eles viram que as soluções oferecidas pela empresa podem trazer mais eficiência não só ao Saneamento, mas também aos setores de Mineração e Agronegócio, que também tem forte dependência de recursos naturais e são influenciados por fatores climáticos.  “Através dos nossos dispositivos, conseguimos coletar dados de diversos sensores, mesmo nos locais mais remotos e enviá-los de forma on-line e sem fio para a nossa plataforma, na qual indicamos onde estão ocorrendo perdas. A nossa plataforma é personalizável ao negócio do cliente e integrável aos softwares que ele já utiliza”, explica Mariana, lembrando que a empresa foi criada em 2016, como propósito otimizar o uso de recursos naturais por meio de tecnologia.