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Olimpíada de Robótica Educativa Livre desafia participantes a criarem animações ou jogos

30/09/2021

16:32

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

A primeira etapa da IX Olimpíada de Robótica Educativa Livre da Universidade de Passo Fundo (UPF) foi realizada no sábado, 25 de setembro, de forma on-line. O evento, desde a sua primeira edição, possui a intenção de colocar os jovens, bem como professores, em contato com tecnologias digitais, mais especificamente as que envolvem a robótica e a automação de processos.

Como um dos pilares da Robótica é a programação, a primeira fase consistiu em desafiar as equipes a construírem uma animação ou um jogo no software Scratch, cujo tema gerador foi a robótica auxiliando nas olimpíadas em um período de pandemia. Este software tem por objetivo facilitar a criação de produções animadas através do uso de programação por blocos, sendo considerado um clássico no ensino de programação para crianças.

De acordo com o coordenador da Olimpíada, professor Dr. Marco Antônio Sandini Trentin, nesta primeira etapa, foi avaliada a criatividade, execução, código e apresentação das produções das equipes.

Os três primeiros lugares ficaram, respectivamente, com as equipes Perseverance Team, CV Cavalo de Tróia e Coffee Cups.

“A equipe Perseverance Team criou a animação onde um robô é designado a autorizar a entrada de pessoas com temperatura corporal normal (cerca de 36,5º C), e recusar a entrada de pessoas com temperatura corporal elevada (como 38,5º C) na porta de um estádio. A equipe CV Cavalo de Tróia criou uma animação propondo a automatização de uma arena esportiva, onde haviam portas sanitizantes, QR Code nas mesas, cardápio digital e mesas higienizadas. Já a equipe Coffee Cups criou um jogo onde os robôs eram os atletas de algumas modalidades olímpicas, tais como o lançamento de peso”, comenta.

Produções de outras equipes também se destacaram pela criatividade dos alunos, seja nas propostas apresentadas e em suas produções e animações. Segundo Trentin, as etapas da Olimpíada possuem um caráter lúdico. “Ao mesmo tempo, elas oferecem aos alunos a oportunidade de perceberem o mundo altamente tecnológico que encontrarão pela frente em suas vidas, seja como criadores de inovações tecnológicas, profissionais usuários destas tecnologias ou como membros de uma sociedade em que a Internet das Coisas e Cidades Inteligentes serão algo comum quando estes vierem a se tornarem adultos em um futuro próximo”, finaliza.

A segunda etapa da IX Olimpíada de Robótica Educativa Livre está marcada para o dia 16 de outubro. Nela, será feito o uso de um simulador de circuitos.