Oficinas de pré-diagnóstico marcam a primeira etapa de apresentação do ZEE-RS
28/03/2017
08:29
Por: Assessoria de Imprensa
Iniciativa permitirá a participação pública no processo de criação do maior banco de dados georreferenciados do Rio Grande do Sul
A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) realizará, nos meses de março e abril, oficinas de pré-diagnóstico em diferentes regiões do estado para a apresentação institucional do projeto de Zoneamento Ecológico-Econômico do Rio Grande do Sul (ZEE-RS). Na quinta-feira, 30 de março, será realizada a reunião no município de Carazinho. É a primeira fase que contará com a participação pública do projeto, que será levado a outros municípios, como Caxias do Sul, Santana do Livramento, Pelotas, Santa Rosa e Porto Alegre.
As oficinas abordarão as atividades desenvolvidas em cada região e os resultados preliminares do diagnóstico apurados pelo ZEE. Também serão coletados os anseios e as percepções dos formadores de opinião locais, contribuindo para o aperfeiçoamento do trabalho técnico-científico.
As oficinas participativas são a principal ferramenta utilizada para informar, discutir e ouvir todos os setores da sociedade, incluindo os Comitês de Bacia Hidrográfica, os Conselhos Regionais de Desenvolvimento e entidades de classe. Também estarão envolvidos representantes da sociedade civil, dos setores produtivos e de preservação ambiental, além de gestores estaduais e municipais.
O processo de participação pública vai ocorrer durante todo o procedimento de elaboração do ZEE-RS. As oficinas de diagnóstico final darão início à segunda fase do projeto e serão realizadas a partir de maio deste ano. As etapas seguintes contemplam o pré-prognóstico e o prognóstico final.
Sobre o ZEE
O Zoneamento Ecológico Econômico do Rio Grande do Sul é uma ferramenta de suporte ao planejamento e ordenamento territorial, na qual o estado, a sociedade e os empreendedores poderão conhecer previamente as peculiaridades, as vulnerabilidades e as potencialidades de cada local ou região.
O resultado do trabalho será a maior compilação de dados georreferenciados do Rio Grande do Sul, permitindo que o estado, os empreendedores e a sociedade conheçam e identifiquem as melhores oportunidades, levando em consideração o desenvolvimento sustentável. Sua finalidade é possibilitar o crescimento socioeconômico e a qualidade de vida da população, associados à preservação ambiental.
O ZEE integra a Política Nacional do Meio Ambiente e é regulamentado pelo decreto nº 4.297/2002.
Órgãos envolvidos
Integram o grupo de trabalho a comissão estadual e a equipe técnica executiva do ZEE, além da Câmara Técnica de Planejamento/Consema. O projeto conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente.
Serviço:
Data: 30/03
Horário: 9h
Local: UPF Carazinho - Rua Diamantino Tombini, 300, Bairro Oriental
Notícias relacionadas