Geral

O que as edificações de Passo Fundo dizem sobre a cidade?

13/06/2022

16:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Promovido pela UPF, o percurso urbano passou por prédios que ajudam a contar a história de Passo Fundo

A região Central de Passo Fundo é caminho para muitas pessoas diariamente. E, justamente por ser cenário de uma rotina apressada, detalhes que contam a nossa história passam despercebidos. Por exemplo, você sabia que na Rua Morom funcionou um clube fundado por filhos e netos de pessoas escravizadas? Ou qual foi a primeira edificação da cidade a ter um elevador? Os participantes da 9ª edição dos percursos urbanos Relendo Passo Fundo descobriram isso e muito mais!

Realizada na manhã de sábado, 11 de junho, a atividade integra o projeto de pesquisa Relendo Passo Fundo, do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF), o VivA!Emau. Participaram estudantes, egressos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, bem como pessoas da comunidade que se interessaram em saber mais sobre edificações que materializam muito da nossa história. A 9ª edição foi realizada após uma pausa de dois anos.

Pesquisa vai virar livro

O projeto Relendo Passo Fundo já existe há vários anos, e as informações obtidas nessas pesquisas estão sendo organizadas em uma publicação. “No livro, abordaremos 60 edificações, e neste percurso, visitamos 15 delas”, conta a coordenadora do projeto, professora Dra. Carla Portal. Entre os pontos de visitação, estiveram edifícios que, pelo valor histórico e arquitetônico, demandam ações pela sua preservação.

Luciana Shaefer esteve entre as participantes do trajeto de sábado. Aposentada, ela mudou-se para Passo Fundo há poucas semanas, e encontrou no Relendo uma forma de conhecer melhor a cidade, tanto geograficamente quanto em sua história. “Sempre tive interesse em atividades culturais como essa, e está sendo uma ótima oportunidade para conhecer Passo Fundo”, comentou.

A caminhada teve início no prédio do colégio IE, no Boqueirão, e passou por edificações nas avenidas Brasil, 7 de Setembro e General Neto, e nas ruas Morom e Bento Gonçalves.

Ficou interessado? Você ainda pode fazer o percurso de forma virtual! Os organizadores elaboraram um mapa com os pontos visitados, fotos e as principais informações de cada local. Acesse aqui: https://bit.ly/39p8m1X