Literatura

“O conto da Aia” é tema da primeira edição do projeto “Entre falas e cafés”

28/09/2018

07:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Clube de leitura promovido pelo Mundo da Leitura terá mais duas edições com o objetivo de incentivar a leitura e promover discussões de obras literárias

O Centro de Referência de Literatura e Multimeios - Mundo da Leitura, vinculado ao curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF), deu início, no fim da tarde desta quinta-feira, 27 de setembro, ao clube de leitura “Entre falas e cafés”. A primeira edição do projeto, realizada no espaço do Mundo da Leitura, debateu o romance “O conto da Aia”, da escritora Margaret Atwood.

O clube de leitura busca incentivar a leitura e promover discussões de obras literárias, como também aproximar do Mundo da Leitura estudantes da graduação e da pós-graduação, professores da rede pública e privada de ensino e comunidade em geral. A iniciativa também tem parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). 

Aberto a toda a comunidade, o clube é um espaço para as pessoas debaterem aspectos específicos das obras, falar sobre suas experiências de leitura ou, no caso de quem não leu, compartilhar suas expectativas de leitura e conhecer uma nova obra. “Num primeiro momento nós pensamos em criar esse clube de leitura para motivar a discussão de obras que não são lidas necessariamente durante o curso de Letras e também em razão de uma parceria que nós temos com o projeto Literatura em Diálogo, que vai debater essa mesma obra na próxima semana”, explicou um dos responsáveis pela atividade, o acadêmico do curso de Letras e funcionário do Mundo da Leitura, William Dahmer Silva Rodrigues.

Presente na atividade, a coordenadora do Mundo da Leitura, professora Dra. Ivânia Campigotto Aquino falou sobre a obra e destacou a repercussão que “O conto da Aia” teve neste último ano e o impacto que ela é capaz de provocar, tanto pelo discurso que ela constrói como pelo envolvimento do leitor. “É interessante como a gente vai percebendo pontos na história da humanidade, que não são pontos ultrapassados, que vão ao encontro do que é traduzido pela escritora. É uma mistura de sentimentos. É uma história que provoca isso e as pessoas estão querendo falar sobre isso”, ressaltou.

Neste ano, o “Entre falas e cafés” ocorre nos meses de setembro, outubro e novembro. A próxima edição ocorre no dia 25 de outubro, também das 18h30min às 19h30min, no Mundo da Leitura. A obra discutida será ‘O Filho de Mil Homens”, de Valter Hugo Mãe. Já a edição de novembro debate a obra ‘O Sol é para todos”, de Harper Lee, e está marcada para o dia 22.