Ensino

Música Autoral lança novos vídeos de compositores passo-fundenses

06/07/2020

16:26

Por: Por: Amanda Nascimento e Patrícia Carvalho - edição: Assessoria de Imprensa

Fotos: Aline Pozzebon

Projeto do curso de Jornalismo da UPF realizou gravações com Giancarlo Camargo e Gilmar Junior, respeitando regras de distanciamento na pandemia

O projeto Música Autoral lança nesta quinta-feira, dia 9 de julho, e sexta-feira, 10, no Youtube, dois vídeos, com a gravação de canções dos compositores passo-fundenses, Giancarlo Camargo e Gilmar Junior. Ao som acústico do violão, ambos carregam na essência o gosto pela Música Popular Brasileira. O Música Autoral é um projeto do curso de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo (UPF), que tem como objetivo conhecer o trabalho autoral de músicos da região, realizar a gravação de performances em estúdio e divulgá-las nas redes sociais.

Neste semestre, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, o trabalho prático idealizado pelos acadêmicos teve que ser reformulado. A etapa de planejamento e pré-produção foi feita remotamente. Conforme comenta Jordana Pilar Wustro, uma das acadêmicas envolvidas no projeto, foi um grande desafio para toda a equipe. “A gente fez resenha de live, arte para as redes sociais, playlist, então tudo isso contribuiu com o projeto”, comenta. Já as gravações foram feitas em dois dias, no laboratório de vídeo da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), seguindo os protocolos de segurança da UPF para aulas presenciais, e respeitando regras de distanciamento.

Além da gravação com os compositores, a equipe realizou cobertura fotográfica, entrevistas e edição de um minidocumentário, permitindo também um olhar mais artístico da prática jornalística. “A gente não pode trazer plateia, então já elaboramos todo o cenário para que ficasse uma iluminação mais intimista, para que as pessoas que assistam, se sintam aqui”, ressalta Jordana. Os vídeos poderão ser conferidos no canal do Youtube do Música Autoral UPF, página do Facebook e perfil do Instagram.

Músicos convidados
A participação no projeto Música Autoral foi o que levou o compositor Giancarlo Camargo a tirar do papel a música “Se fosse assim meu coração”, escrita em 2016. Composta em parceria com Gilberto Lamaison, Hique Barboza e Pablo Grinjot, a canção tem uma melodia vibrante, que consegue transmitir toda a intensidade que a letra provoca. De acordo com Camargo, a letra reflete sobre o universo que há entre o poeta e o fazer poético, sobre o poder que a melodia tem de dar vida à poesia. “É um sentimento de liberdade, de amor e positividade que a gente está tão carente, principalmente neste momento de pandemia”, acrescenta o compositor.

A outra voz, Gilmar Junior, teve na família a inspiração para seguir carreira musical. A canção gravada, “Só por dizer”, escrita em 2016, possui um tom emocional e profundo. Para o compositor, a letra retrata os sentimentos de angústia e alegria de períodos de sua vida. “A música é expressão. É muito importante a gente ver uma letra e saber interpretar da nossa forma”, diz. Gilmar ressalta ainda a importância do projeto para os músicos iniciantes em ter um material de qualidade para divulgação. “Tem artistas que têm álbum, mas eu por exemplo não possuo nada deste estilo, então contribui muito”, finaliza.

Produção
O projeto Música Autoral é uma realização do Laboratório de Convergência III, do curso de Jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), com produção dos acadêmicos do IX nível, Aline Pozzebon, Amanda Nascimento, Andréia de Lima Rodrigues, Daiane Giesen, Eugenio Matheus Siqueira, Jordana Wustro, Larissa Schäfer, Milena Mezalira, Patrícia Fossatti de Carvalho, Pedro Borghetti e Tatiana Tramontina. Conta com a direção de áudio do acadêmico de Música, Marcelo Sganzerla, e imagens de Alison Costella e Gê Casagrande, do Laboratório de Vídeo da FAC. A supervisão é do professor Dr. João Vicente Ribas.