Cultura

Museu Histórico Regional recebe doação de fotografia histórica do Coronel Chicuta

21/08/2019

17:52

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Thaiane Almeida

Durante as comemorações dos 162 anos de Passo Fundo, o Museu Histórico Regional (MHR) recebeu a visita do jornalista Ivanor Ferronatto. Em abril deste ano, Ferronatto, que residiu com sua família na cidade de 1956 a 1969, doou ao acervo do MHR dois de seus livros “Universitário: dezenove ½ quatro” e “Com textos o homem desnudo” e também uma fotografia histórica de Francisco Marques Xavier, o Coronel Chicuta, que dá nome a uma rua do município. 

De acordo com Ferronatto, a fotografia foi encontrada dentro de um livro intitulado “Coronel Chicuta: um passo-fundense na Guerra do Paraguai”, encontrado por acaso pelo jornalista em um sebo. Quando pegou o livro para ler, descobriu a fotografia antiga em seu interior. No verso da imagem, há a escrita “Vovô Xicuta”. “Junto à foto, havia uma página de jornal de 18 de janeiro de 1998, que noticiava o lançamento do livro pela UPF Editora”, contou. Nesse momento, o jornalista percebeu que estava diante de um fato histórico, o que motivou a doação. 

Para ele, entregar ao Museu Histórico Regional a fotografia é materializar e fazer repercutir a história da cidade, assim como a do país. “Que Passo Fundo saiba dar o real valor a esse personagem, pois parte de sua vida se misturou à do município e à do país”, destacou. 

O Museu Histórico Regional é ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF).