Cultura

MHR disponibiliza jogo educativo on-line

28/05/2020

17:45

Por: Thaiane de Almeida / Edição: Assessoria de Imprensa UPF

Fotos: Divulgação

Por meio de perguntas e respostas, a atividade convida os participantes a conhecer sobre o patrimônio histórico e cultural de Passo Fundo

Para estimular a educação museológica durante o período de pandemia do coronavírus, o Museu Histórico Regional (MHR), ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), lançou um jogo on-line de perguntas e respostas que possibilita o visitante a conhecer o patrimônio histórico e cultural do município sem precisar sair de casa.

Desenvolvido por Raíssa Gehring Ulrich, acadêmica do curso de História da UPF e estagiária do MHR, o jogo é um convite para um passeio lúdico virtual. Nele, a proposta é incentivar a construção de conhecimentos específicos sobre o patrimônio da cidade, onde “não existe necessariamente uma resposta certa ou errada, mas onde o aprendizado seja construído conforme a pessoa vai jogando”, destaca Raíssa. Ela conta que a ideia do jogo surgiu após saber da história de um professor que usou o Google Formulários – aplicativo de administração de pesquisas – para criar um jogo sobre absolutismo para seus alunos.

O tema escolhido para guiar o participante foi patrimônio histórico e cultural de Passo Fundo, que já vinha sendo explorado nas redes sociais do MHR por meio de curiosidades elaboradas pelo estagiário Abner Lopes. “A ideia de falar sobre o Patrimônio Histórico e Cultural de Passo Fundo veio para possibilitar às pessoas que se encontram em suas casas a passear pela cidade, de forma virtual, agregando conhecimentos sobre o conceito de patrimônio e a respeito da história de Passo Fundo”, explica Raíssa.

Para jogar, é necessário ter uma conta do Google. O jogo está disponível para todos os públicos e pode ser acessado pelo computador ou pelo smartphone, por meio do link https://forms.gle/wzRzPAHV9aamWEnu5.