Ensino

Mestrados e doutorados: formações que se encaixam em qualquer momento da vida

20/06/2022

09:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Conheça a história da Lis Ângela que, 21 anos após concluir o mestrado, agora é doutoranda pelo PPGEH da UPF

Para adquirir conhecimento não importa a idade nem a fase da vida. Seja para se atualizar profissionalmente, se preparar para a carreira docente ou abrir novas portas no mercado de trabalho, os cursos de mestrados e doutorados são indispensáveis para quem deseja crescer e evoluir. A formação continuada contempla diversas áreas e uma delas, em especial, chamou a atenção da Lis Ângela De Bortoli, que, 21 anos após concluir o mestrado em Ciência da Computação, agora é doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Com o passar dos anos, a qualidade de vida da população tem melhorado bastante e alguns fatores como a prática de atividades físicas, a mudança de hábitos alimentares e os avanços tecnológicos colaboraram para o aumento da expectativa de vida dos brasileiros. Com isso, a doutoranda, que é egressa da UPF e há 29 anos trabalha como professora, encontrou no PPGEH a possibilidade de desenvolver e utilizar as tecnologias a favor do envelhecimento.

“Fiz minha graduação em Ciência da Computação na UPF, onde atuei também como analista de sistemas e professora. A formação na Universidade me deu muitos conhecimentos e experiência profissional, por isso resolvi retornar à instituição para completar minha formação no curso de doutorado”, ressalta ela, ao destacar. “Por ser um programa interdisciplinar, me deparei com um espaço muito rico para aquisição e troca de conhecimentos, pois somos um grupo formado por estudantes e professores das mais diversas áreas, cada um contribuindo com um olhar diferente sobre o envelhecimento” afirma Lis Ângela.

Possibilidade de fazer a diferença no mundo

A doutoranda conta que optou pela linha de pesquisa de Gerontecnologia. “Minha tese de doutorado abordará a educação de adultos idosos, através de práticas da engenharia de software. Pretendo desenvolver um trabalho que tenha aplicação na comunidade, o que me possibilita fazer a diferença no mundo em que vivemos”, pontua. Ao final do curso, Lis Ângela pretende aplicar os conhecimentos em todas as instâncias em que atua, seja como pesquisadora, extensionista e professora de uma instituição federal em cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. 

“O curso também tem me dado condições de entender melhor meu próprio processo de envelhecimento, bem como das pessoas com as quais eu convivo”, observa ela, ao avaliar a importância da formação continuada ao longo da vida. “Não é nada fácil conciliar trabalho, estudo e vida pessoal. É preciso um bom planejamento e gestão do tempo, bem como o estabelecimento de objetivos e prioridades. Mas cabe mencionar que a teoria da aprendizagem ao longo vida aborda que se uma pessoa tem o desejo de aprender, ela terá condições de fazer, de forma continuada e periodicamente, independentemente de onde e quando isso ocorre”, ressalta a doutoranda.

Mestrados e Doutorados da UPF estão com inscrições abertas

Os cursos de mestrados e doutorados da Universidade de Passo Fundo (UPF) estão com inscrições abertas. São oferecidas vagas nos cursos dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) – mestrado; Agronomia (PPGAgro) - mestrado e doutorado; Bioexperimentação (PPGBioexp) - mestrado e doutorado; Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) - mestrado; Ciências Ambientais (PPGCiamb) - mestrado; Computação Aplicada (PPGCA) - mestrado profissional; Direito (PPGDireito) - mestrado; Educação (PPGEdu) - mestrado e doutorado; Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng) - mestrado e doutorado; Envelhecimento Humano (PPGEH) - mestrado e doutorado; História (PPGH) - mestrado e doutorado; Letras (PPGL) - mestrado e doutorado; e em Projeto e Processos de Fabricação (PPGPPF) - mestrado profissional.

Interessados em ingressar podem se inscrever AQUI.