Pesquisa e Inovação

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática está com inscrições abertas na UPF

25/10/2019

16:02

Por: Assessoria de Imprensa

Interessados podem fazer sua inscrição até o dia 31 de janeiro de 2020

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo (PPGECM/UPF) está com inscrições abertas para o curso de mestrado. O curso tem caráter de preparação para o exercício do magistério, com foco no aumento da qualidade do ensino e da aprendizagem, de modo a alinhar a pesquisa à prática docente. Além disso, também propõe habilitar o profissional a desenvolver metodologias que facilitem a compreensão de conteúdos relacionados às disciplinas de Ciências, Física, Química e Matemática nos diferentes níveis de ensino. 

Para isso, Programa conta com duas linhas de pesquisa. A primeira Práticas Educativas em ensino de Ciências e Matemática tem como objetivo investigar, avaliar e operacionalizar práticas educativas à luz dos fundamentos educacionais vinculadas ao ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática. O foco está na pesquisa, desenvolvimento e aplicação no contexto escolar de recursos didáticos de diferentes naturezas, fundamentados em aspectos científicos, pedagógicos e epistemológicos.

A segunda linha, Tecnologias de informação, comunicação e interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática. A linha de pesquisa tem como objetivo investigar, avaliar e operacionalizar ações educacionais associadas à apropriação das tecnologias digitais no ensino de Ciências, Física, Química, Matemática e afins. Constituem-se como finalidade da linha desenvolver e implementar em consonância com os ambientes educacionais, dispositivos tecnológicos de interação e comunicação, que permitam a produção inovadora de materiais educacionais voltados a qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem.

Inscrições e seleção

As inscrições para o mestrado estão abertas até o dia 31 de janeiro de 2020 e podem ser feitas neste link.