Pesquisa e Inovação

Mestrado e doutorado em Letras estão com inscrições abertas

03/10/2019

08:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

Inscrições encerram no dia 15 de novembro

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL/UPF), com conceito 5 pela Capes, está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado. O Programa destaca-se pela excelência na formação de pesquisadores com inserção nacional e internacional. 

A área de concentração do Programa é “Letras: leitura e produção discursiva”, estabelecida em três linhas de pesquisa: Constituição e interpretação do texto e do discurso; Leitura e formação do leitor; Produção e recepção do texto literário. 

Mestrado
O curso é destinado para graduados, com licenciatura plena ou bacharelado em Letras e nas seguintes áreas afins: Antropologia, Arquivologia, Artes, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Comunicação, Direito, Educação, Filosofia, Fonoaudiologia, História, Psicologia, Secretariado Executivo, Sociologia, Teologia.

A seleção contará com duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, consistirá na realização de uma prova dissertativa, que ocorrerá no dia 4 de dezembro de 2019, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Prédio B4, com início às 14h e término às 17h30min. A segunda, de caráter classificatório, incluirá: a nota obtida na prova dissertativa, a avaliação do histórico escolar da graduação e do curriculum vitae do candidato, e a realização de uma entrevista individual, no dia 9 de dezembro de 2019. A divulgação dos resultados finais será no dia 13 de dezembro. 

Doutorado
Podem candidatar-se ao curso de doutorado em Letras portadores de título de mestre. A seleção contará com três etapas.  A primeira, de caráter eliminatório, consistirá na realização de uma prova dissertativa, que ocorrerá no dia 4 de dezembro de 2019, no IFCH, das 14h às 17h30min. A segunda etapa, de caráter classificatório, incluirá: a nota obtida na prova dissertativa, a avaliação do histórico escolar da graduação e do mestrado e do currículo na Plataforma Lattes do candidato; a terceira, também de caráter eliminatório, inclui a realização de uma entrevista individual no dia 10 de dezembro de 2019. A divulgação dos resultados finais será no dia 13 de dezembro.

Inscrições e informações
As inscrições para o processo seletivo do mestrado e doutorado e o envio, em formato digital, da documentação necessária devem ser feitos pela internet, no endereço eletrônico: https://secure.upf.br/apps/posgraduacao/posMobile/. Mais informações por meio do telefone (54) 3316-8341 ou e-mail ppgletras@upf.br.