Ensino

MBA em Gerenciamento de Projetos promove aula aberta

29/03/2019

15:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

O MBA em Gerenciamento de Projetos da Universidade de Passo Fundo (UPF), conveniado com o Project Management Institute - Branch Norte Gaúcho (PMI-RS), promoveu, na noite de quinta-feira, 28 de março, no auditório do prédio B5, uma aula aberta sobre “Soft Skills - Você ainda vai precisar disto!”, com o professor e engenheiro Me. Marco Antonio Kappel Ribeiro. O evento reuniu professores, estudantes e profissionais da área. 

De acordo com a coordenadora do curso, professora Me. Juliana Kurek, o formato do MBA é interdisciplinar e busca atender a uma demanda grande por especialização nessa área. “A especialização surgiu dessa parceria da UPF com o PMI-RS, possibilitando a organização desse MBA em Gerenciamento de Projetos nas páreas multidisciplinares, com profissionais bastante qualificados, experientes na área de gerenciamento de projetos”, pontuou.

Segundo a diretora de expansão do Branch Norte Gaúcho do PMI, Soedi Cármen Roso, a associação atua em nível global em mais de 200 países, trabalhando com gerenciamento de projetos voltados a boas práticas de gerenciamento. “Acreditamos que se você gerenciar bem um projeto, você muda o meio político, educacional, todo o contexto regional, e o nosso propósito é apoiar as pessoas para transformar ideias em realidade.  Parcerias com instituições de ensino são muito importante para que façamos essa difusão”, destacou Soedi. 

Habilidades comportamentais 
Durante o evento, o palestrante Kappel Ribeiro falou sobre Soft Skills, que são habilidades comportamentais que devem ser desenvolvidas pelos profissionais não somente nas questões técnicas, mas também comportamentais. “Habilidades comportamentais são utilizadas em qualquer campo de ação e são habilidades que cada vez mais as empresas estão buscando. Hoje, as companhias procuram não somente profissionais que tenham alguma expertise, mas também querem ver até que ponto esse profissional tem habilidades para administração de conflitos, gerenciamento de equipes, negociação, comunicação. A tudo isso, chamamos soft skills”, informou.

Após a palestra, o evento contou com um painel sobre “Gerenciamento de projetos e o mercado de trabalho”, com a participação de egressos da UPF, da engenheira civil Verônica Pavoni e do engenheiro mecânico Jean Dela Líbera.