Notícias UPF

UPF tem matrículas abertas para Especialização em História e Gestão de Acervos

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Curso é voltado para quem atua com arquivos históricos

Cada vez mais torna-se importante a questão de democratização e acesso à memória e história para toda a comunidade. Nesse sentido, qualificar os profissionais que lidam com acervos para a compreensão, gestão, conservação, manuseio, descrição e qualificação da divulgação, bem como atendimento ao público, é fundamental. Pensando nisso, a Universidade de Passo Fundo (UPF) oferta a Especialização em História e Gestão de Acervos. As matrículas podem ser feitas até 21 de março, AQUI.

O curso é oferecido via Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), como atividade derivada do Núcleo de Estudos de Memória e Cultura, pela Rede de Pesquisa em Acervos e Patrimônio Cultural (REPAC). Dentre os seus objetivos, a formação visa discutir o conceito de patrimônio e seus derivativos (material, imaterial, histórico, documental, museal, ambiental, cultural, etc.); analisar as vinculações e singularidades entre memória e história e sua implicação na pesquisa e na caracterização de acervos; e avaliar a importância da história e memória para constituição do perfil dos acervos e de sua descrição e exposição qualificadas.

Destinada à profissionais que atuam em museus, casas de cultura, arquivos históricos ou administrativos, produção e gestão cultural, pesquisadores dos bens patrimoniais, professores do Ensino Médio e Fundamental, e demais interessados no tema do patrimônio cultural, além de graduados em História, Educação, Comunicação Social, Artes Visuais, entre outras áreas, a especialização se destaca por ser uma formação técnico-teórica e prática para quem atua nestes espaços.

Conteúdos do curso
A Especialização em História e Gestão de Acervos tem a duração de 14 meses e ocorrerá por meio da modalidade de ensino híbrido. O início do semestre está previsto para o mês de março. Disciplinas como “Patrimônio cultural no Brasil”, “História em espaços de memória”, “Difusão, mediação e comunicação dos acervos”, entre outras, fazem parte da grade curricular.

Desconto e financiamento
A UPF facilita o acesso aos cursos de pós-graduação através de desconto e financiamento aos estudantes. Por exemplo, egressos da Instituição que sejam devidamente cadastrados no Programa Elos e que desejam ingressar na formação usufruem de um desconto de 10% nas mensalidades, válido a partir da parcela imediatamente subsequente à matrícula.

Também há o financiamento com a fintech Intersector. Disponível para novos estudantes ou para aqueles que já estão matriculados em cursos desta modalidade, é possível fazer a simulação e a contratação do financiamento de forma on-line, diretamente pelo site www.intersector.com.br.

Outros detalhes sobre o curso podem ser conferidos neste link.