Notícias UPF

Making of debate o futuro e os desafios do jornalismo

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Caroline Simor

A velocidade das tecnologias, os novos meios e ferramentas de comunicação à disposição da sociedade e a formação dos novos profissionais são destaque no Making Of, atividade promovida pelo curso de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo (UPF). A 13ª edição do evento aborda o tema “Jornalismo: para onde vamos?” e ocorre até o dia 25 de abril, no Auditório da Biblioteca Central, Campus I.

Segundo a coordenadora do curso, professora Me. Maria Joana Chaise, a ideia é oportunizar aos acadêmicos momentos de reflexão sobre a atualidade e o futuro profissional. “Alinhamos o evento em três frentes: os veículos tradicionais que estão se reinventando, o profissional que atua fora dos veículos, organizando um espaço dentro da profissão e a checagem de informações, pontuando a questão da proliferação de notícias falsas, de onde elas partem e o prejuízo dessas ações para os veículos”, destacou, ressaltando que o objetivo é oportunizar ao acadêmico o debate e a reflexão sobre os temas.

Programação
Na abertura, realizada na manhã desta terça-feira (23), o primeiro palestrante foi o jornalista Daniel Bitencourt, produtor cultural, audiovisual e freelancer. A mesa também contou com os jornalistas Rafael Spada e Jaderson Pires, da Ghost Rádio Web. À noite, o convidado será Cezar Freitas.

A quarta-feira (24) contará com a oficina de fact-checking com Tiago Lobo. No dia 25, quinta-feira, a mesa de debates será com Rudinei Souza, Rafael Spada e Jaderson Pires.