Cultura

Livro do mês traz a escritora gaúcha Simone Saueressia

27/04/2017

19:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Autora falou sobre seu livro “Padrão 20: a ameaça do espaço-tempo” para acadêmicos e professores da Universidade de Passo Fundo

A Universidade de Passo Fundo sediou, na noite dessa quarta-feira, 26 de abril, no auditório do Centro de Educação em Tecnologia (CET), Campus I, mais uma edição do projeto Livro do Mês, com a presença da escritora gaúcha Simone Saueressig.  Acadêmicos da UPF, estudantes de escolas estaduais e a comunidade em geral participaram do encontro para debater a obra de Simone “Padrão 20: A ameaça do espaço-tempo”.

Além de escritora, Simone Saueressia é professora de balé e, durante o encontro, contou sobre suas experiências de vida na arte da dança, bem como sobre sua paixão pela ficção na literatura. “Estou muito emocionada de estar na Capital Nacional de Literatura. Sempre é uma grande oportunidade para o escritor conversar com o seu público”, disse.

Produção da obra
A escritora gaúcha falou da alegria em poder estar em contato com os leitores, relatou etapas do processo de produção do livro e destacou a importância do contato entre escritor e leitor para avaliação da obra. “Costumo comparar o livro com uma receita de bolo, você tem uma receita e faz o seu bolo, mas só sabe se está bom a hora que servir a seus convidados um pedaço. A gente tem um olhar um pouco viciado para o texto, porque você sabe o que você queria dizer naquele capítulo, mas só vai ver se isso realmente deu certo no momento em que conversa com o leitor”, considerou.

Quando questionada sobre a evolução do acesso aos livros, aumentando o número de leitores, a escritora avaliou que atualmente, com a internet, o acesso melhorou, contudo, questiona a qualidade da leitura. “Talvez, atualmente, se leia mais, contudo, me pergunto o que está sendo lido e com que qualidade. Muito se fala que brasileiro não lê e aí vêm as estatísticas e nos fazem pensar. Acho que está faltando um pouco mais de iniciativa à leitura, sem que tenha uma universidade ou escola por trás, valorizando também os escritores daqui”, explicou. 

A escritora também participou de outros dois encontros. Na quarta-feira, na parte da manhã, no Teatro do Sesc, conversou com alunos da rede municipal de ensino. Na manhã desta quinta-feira, dia 27 de abril, o bate-papo ocorreu com estudantes e professores da rede estadual e particular de ensino. 

Sobre o livro
A obra “Padrão 20: a ameaça do espaço-tempo” apresenta uma história que mistura realidade e ficção, na qual a personagem está de férias na Suíça, quando um Tiranossauro Rex surge inesperadamente numa esquina da cidade, jogando-lhe em uma intriga internacional para destruir o maior laboratório do mundo. 

Galeria de Vídeos