Geral

Live sobre "Ser pós-graduando: um olhar aos desafios" será realizada em maio

28/04/2021

15:10

Por: Assessoria de Imprensa

Evento on-line é promovido pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAdm) da UPF, em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Com o objetivo de incentivar uma nova percepção sobre os desafios encontrados na pós-graduação e despertar o interesse ao conhecimento científico, a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAdm), e em parceria com o Programa de Pós-graduação em Agronegócios da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGAgronegócios/UFGD), convida a comunidade para participar da live “Ser pós-graduando: um olhar aos desafios”. A live acontece no dia 3 de maio, às 19h no fuso horário do Mato Grosso do Sul e às 20 horas no fuso horário do Rio Grande do Sul. O debate será conduzido pelo professor Dr. Homero Dewes (UFRGS). 

O palestrante é professor decano do mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde leciona disciplinas como Introdução à Biofísica, Biofísica Molecular e Biofísica Ambiental. Dewes é mestre em Ciências Biológicas pela UFRGS, doutor em Biologia pela University of California Los Angeles e pós-doutorado em análise de proteínas pelo Instituto Max-Planck de Bioquímica, pela Mastinsried-Munique (Alemanha). 

A professora do PPGAdm da UPF, doutora em Agronegócios, Ana Claudia Machado Padilha, salienta que existe um potencial regional para o agronegócio. “Ao se observar o setor do agronegócio numa escala nacional e, especialmente, a vocação de nossa região, unir no debate o PPGAgronegócios/UFGD e PPGAdm/UPF, são possibilidades plausíveis de alargamento da cooperação na pesquisa e formação de capital humano para atuar nessas áreas, cada vez mais complexas e desafiadoras. Acreditamos que temos muitas oportunidades de avançarmos nessas questões”, afirma Ana Claudia.

Além disso, para a professora Ana Claudia é primordial que ocorra essa conexão entre universidades, principalmente em um momento pandêmico que pede a união de todos. “A pesquisa atual merece ampliação com outros programas de pós-graduação, especialmente quando há a participação do professor Dr. Homero Dewes, um dos fundadores do Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios da UFRGS que, com sua expertise e conhecimento, nos brinda com uma feliz temática voltada para nossos pós-graduandos”.

Assim como Ana Claudia, o coordenador do PPGAdm, Dr. Luiz Fernando Fritz Filho, ressaltou que é um privilégio ter o Dr. Homero Dewes na condução de uma live tão agregadora. “Dewes tem uma característica muito especial, ele incentiva, inspira, instiga os acadêmicos a ocuparem seus espaços. Aliás, mostra que o conhecimento é fonte da esperança e da mudança que ocorre dentro desse contexto. Ou seja, Dr. Homero apresenta sempre uma mensagem de esperança, proporcionando ao aluno a percepção sobre o seu potencial, sobre a sua capacidade para construir um futuro para si e para a sociedade”, afirma.

Segundo a professora da UFGD, a doutora em Agronegócios Erlaine Binotto, que coordenou até 2015 o programa de Pós-graduação em Agronegócios, a troca entre universidades é fundamental, pois utilizando as vantagens que a tecnologia proporciona é possível discutir temas que envolvem a formação de discentes que vão atuar na sociedade em um setor tão promissor como o agronegócio. 

Fique atento
A live será transmitida, no dia 3 de maio, às 19h (MS) e às 20h (RS), no Youtube pelo link: https://youtu.be/NkhyPgWvBhI. Mais informações podem ser obtidas nas redes oficiais do PPGAdm ou pelo e-mail: ppgadm@upf.br. 

Confira mais informações sobre o professor Dr. Homero AQUI