Ensino

Liga Acadêmica de Oftalmologia realiza doação de armações de óculos

27/07/2021

11:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/Ascom Hospital de Olhos Lions

Material, arrecadado em campanha, foi entregue ao Hospital de Olhos Dyógenes A. Martins Pinto Lions

Vinculada ao curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF), a Liga Acadêmica de Oftalmologia (LOFT) realizou uma campanha de doação de armações de óculos junto ao Hospital de Olhos Dyógenes A. Martins Pinto Lions. A iniciativa arrecadou um total de 55 armações, que foram entregues aos representantes da entidade na quinta-feira, 22 de julho. O material será destinado para projetos assistenciais ligados à saúde da visão de pacientes em vulnerabilidade social.

Estudantes entregaram as armações

Estiveram presentes no ato a presidente da LOFT, Bruna Pasetti, e a acadêmica de Medicina, Carolina Rovdoscki. As estudantes foram recepcionadas pela médica oftalmologista do Hospital de Olhos Lions, Carolina Tagliari Estacia, e pelo administrador da Instituição, Ivan Freitas.

Segundo Bruna, a campanha reativou o trabalho da Liga. “Eu, juntamente com outras três colegas, temos interesse pela área de Oftalmologia. Assim, nos organizamos para reativar a LOFT no final de 2019 e fizemos um processo seletivo de novos membros no começo do 1º semestre de 2020. Na seleção, pedimos aos alunos que sugerissem ações de extensão, então surgiu a ideia, por mais de um ligante, de realizarmos a arrecadação de armações usadas para doações à população que teria necessidade de tal instrumento”, conta.

A partir disso, a campanha foi iniciada e divulgada nas redes sociais, bem como entre colegas e amigos. “Deixamos um ponto de coleta na Faculdade de Medicina e outro em uma óptica da cidade. Quando percebemos que já era um número notório, entramos em contato com o Hospital de Olhos, através da Dra. Carolina Estacia, para realizar a doação. Essa é uma ação que pretendemos manter a longo prazo. De tempos em tempos realizar a doação e fazer com que a comunidade conheça para que consigamos arrecadar e beneficiar ainda mais pessoas”, comenta Bruna.

Para a estudante, a campanha é de extrema importância. “Esses óculos muitas vezes ficam jogados em fundos de gavetas, enquanto que assim conseguimos beneficiar pessoas que não teriam condições de comprar esse material”, finaliza Bruna.