Universidade

Laboratório de Patologia da UPF realiza exames para diagnóstico de doenças

06/11/2018

15:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

O exame anátomo patológico consiste na avaliação macro e microscópica de tecidos e células de um paciente. É um procedimento realizado por médicos ou dentistas especializados em Patologia Cirúrgica Geral ou Patologia Bucal que auxilia no diagnóstico de doenças e a estabelecer a graduação de tumores. O Laboratório de Patologia, vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF), realiza esse tipo de exame especificamente na área de Patologia Bucal. 

Localizado no 3º andar do ICB, no Campus I da UPF, o Laboratório está sob responsabilidade da patologista Gisele Rovani e avalia amostras de biópsia incisional, biópsia excisional de tecidos moles e calcificados da boca, lesões intraósseas, sinusais e de glândulas salivares, além de análise dos bordos cirúrgicos de peças removidas por ressecção segmentar de tumores.

As amostras recebidas devem estar fixadas em formol 10%, líquido, em recipiente bem vedado e com a identificação do paciente. Amostras múltiplas devem ser enviadas em potes múltiplos e identificadas com o nome do paciente e a origem da amostra (sítio da lesão). Na ficha de biópsia, deve constar a identificação do paciente e do profissional, local da lesão, aspecto clínico, história de lesão, tipo de biópsia e hipótese diagnóstica. Exames complementares como radiografias, tomografias e outros exames por imagem ou laboratoriais podem ser entregues junto com a peça cirúrgica ou por e-mail. Os laudos são enviados por e-mail para o profissional que solicitou o exame. 

O Laboratório recebe amostras de segunda a sexta-feira; pela manhã, das 7h45min às 11h45min; à tarde, das 13h30min às 17h45min; e à noite, das 19h às 22h45min. Mais informações sobre os serviços realizados pelo Laboratório podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8315 ou pelo e-mail patologia@upf.br.