Ensino

Laboratório de Logística é ferramenta na disciplina de Projeto e Implantação de Indústria

10/05/2022

14:13

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A mais nova ferramenta de ensino/aprendizagem na área de logística, o Lab Log tem contribuído para qualificar ainda mais as aulas no curso de Engenharia de Produção da UPF. Desta vez, o Laboratório foi utilizado durante as atividades da disciplina de Projeto e Implantação de Indústria.

Foram trabalhados os conceitos e aplicações dos tipos de instalações industriais, o arranjo físico de máquinas, equipamentos e facilidades; movimentação de materiais e fluxo de produção. Além disso, os acadêmicos estudaram o dimensionamento de áreas de trabalho, aspectos da segurança na movimentação de materiais, planejamento dos processos de fabricação, medidas de desempenho e análise de fluxo de produção.

Ferramenta auxilia no aprendizado

Na última semana, com o uso do Lab Log, o professor Dr. Wu Xiao Bing repassou as orientações aos estudantes. Eles foram desafiados a planejar as mudanças em uma operação logística, visando como resultado o menor custo de distribuição para uma fábrica e centro de distribuição localizados na região norte, e que abastecem semanalmente seis clientes distribuídos pela região centro-sul.

Conforme o coordenador do curso de Engenharia de Produção, professor Dr. Anderson Hoose, o Laboratório tem possibilitado que diversas temas sejam abordados em sala de aula. “São vários temas que podem ser trabalhados de forma isolada e simultânea. Com esta ferramenta de ensino, é possível avaliar situações que simulam a realidade, possibilitando uma melhor qualificação do ensino”, frisou.