Universidade

Internato: uma fase marcante para os futuros médicos

20/12/2022

11:29

Por: Assessoria de Imprensa

O período de internato começa em janeiro para os estudantes que iniciam o 9º nível em 2023

Para quem passa anos se preparando, a prática da profissão escolhida é um momento muito esperado. Os estudantes de Medicina experimentam essa sensação ao longo do curso, mas é durante o internato — os dois últimos anos da graduação — que essa vivência chega com mais intensidade. A turma que concluiu o 8º nível em 2022 começa o internato no próximo mês de janeiro, e recebeu as orientações e o crachá de identificação para essa nova fase na sexta-feira, 16/12.

Como funciona o internato

O Internato é uma das etapas obrigatórias da graduação em Medicina, e, na UPF, corresponde a dois dos seis anos de curso. Nesse período, os estudantes se inserem em hospitais, rede de atenção básica e outras instituições de saúde conveniadas. A aprendizagem ocorre no modelo de ensino em serviço, no qual os acadêmicos atuam sob a supervisão de professor e/ou preceptor. 

Entre os locais de atuação, estão hospitais em Passo Fundo, Carazinho, Cruz Alta e Tapejara, além do Ambulatório da UPF, Corpo de Bombeiros e Rede de Atenção Básica, entre outras instituições.

A coordenadora do curso de Medicina, professora Simone Beder Reis, explica que esse é o momento de trocar a sala de aula pelos espaços de atendimento. “Eles vão participar do dia a dia de toda a saúde, como atendimento nas unidades básicas, bloco cirúrgico, maternidade, pediatria e ambulatórios, por exemplo.  Assim, os futuros médicos vão exercitar todo o conhecimento que adquiriram durante esses quatro anos, é uma fase longa e muito importante” considera.

Preparação para a nova etapa

Antes de receberem os crachás que serão usados durante o internato, os estudantes foram orientados pelo diretor da Escola de Medicina, José Basileu Caon Reolão, e pela coordenadora do Internato, professora Fabiana Piovesan, além da professora Simone. “Acompanhamos vocês ao longo dos anos, e sabemos que estão preparados para essa nova etapa”, destacou o professor Reolão. O amadurecimento dos estudantes e o crescimento que virá com o internato foram evidenciados pela professora Fabiana. “Será uma fase de aprendizado intenso. Vocês vão sentir: realmente é isso que eu quero ser”, afirmou.

A estudante Gabrielle Bonfanti está entre os futuros médicos ansiosos pelo internato. “Estou muito ansiosa, mas também muito feliz, porque essa é uma passagem para nós, que representa todo o nosso esforço. Tivemos toda uma carga teórica e prática, e agora vamos demonstrar tudo o que a gente aprendeu”, conta a estudante.

As atividades do internato iniciam no próximo mês de janeiro, em Passo Fundo e nos demais locais de atuação.