Universidade

Interação entre UPF e empresas impulsiona a inovação e fortalece a formação acadêmica

31/10/2023

11:32

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Parcerias ocorrem de diversas formas, entre elas, com a aplicação de pesquisas em campos experimentais do Cepagro

A presença de empresas dentro da Universidade de Passo Fundo (UPF) se torna cada vez mais constante e ocorre por diversas formas de interação. Uma delas é a atuação prática das empresas dentro do Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária (Cepagro), uma estrutura que conta com 270 hectares de área, utilizada para ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação dos cursos de graduação e pós-graduação da UPF.

Empresa da área de pesquisa, a Diplan Soluções Agrícolas utiliza o espaço do Cepagro como campo experimental há mais de quatro anos. Um dos sócios da empresa, Jonas Mânica, é egresso da UPF e afirma que os conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação, mestrado e doutorado o instigaram a trabalhar nessa área. “O principal objetivo da Diplan estar dentro da Universidade é difundir conhecimento para a comunidade, um conhecimento científico aplicado ao produtor e também ter os próprios alunos inseridos e trabalhando aqui conosco, promovendo uma relação muito interessante entre a parte de ensino e extensão e a que está relacionada ao campo”, afirma Jonas, ao destacar que a empresa é natural do município de Tapejara, distante cerca de 50 km de Passo Fundo.

Aproximação amplia rede de contatos e gera resultados positivos 

Além do trabalho prático aplicado no dia a dia, outra forma de promover a aproximação entre a academia, o setor empresarial e os produtores se dá por meio de eventos envolvendo diversos parceiros. Em outubro, uma tarde de campo promovida pelas empresas Diplan e Digifarmz reuniu a comunidade acadêmica, produtores, consultores, técnicos, engenheiros agrônomos, além de empresas das áreas de máquinas e implementos agrícolas, drones, nutrição de plantas, cultivares, entre outras. A atividade possibilitou observar na prática a importância da tecnologia aplicada na agricultura.

O coordenador técnico de pesquisa e desenvolvimento da Digifarmz, Leonardo Furlani, comenta que uma das bases de pesquisa da startup de Porto Alegre fica localizada dentro da UPF, junto à empresa Diplan. “Aqui a gente desenvolve diversos trabalhos relacionados a cultivares de soja, trigo e agora estamos entrando na cultura do milho, onde fazemos testes de produtos com o intuito de alimentar a nossa plataforma digital”, destaca Leonardo, ao afirmar. “Queremos ajudar os produtores a tomarem melhores decisões no campo, quanto ao manejo de fungicidas, de doenças e da própria cultura, por isso estamos em constante expansão para outras culturas e áreas e uma das formas de estreitar essas relações é tendo envolvimento com a Universidade e agricultores, que são nossos clientes finais”, pontuou.

Essa interação entre a academia e o setor empresarial gera resultados positivos, pois fortalece a formação acadêmica dos estudantes e ajuda a potencializar pesquisas na área, garante o coordenador do curso de Agronomia, professor Dr. José Chiomento.

“As parcerias com as empresas ampliam a rede de contatos dos estudantes, promovem aproximação com o mercado de trabalho e fazem com que os acadêmicos consigam acompanhar de perto os problemas que são solucionados dentro da agricultura e as soluções que são propostas tanto pelas empresas quanto pelas pesquisas que os professores podem conduzir em parceria com essas empresas”, afirma o professor.

UPF Parque é a porta de entrada para empresas na Universidade

Associada do UPF Parque Científico e Tecnológico, a Diplan integra o ecossistema de inovação que conecta a pesquisa da Universidade a startups e grandes empresas, potencializando a inovação. Quer fazer parte desse espaço de conexão? Saiba mais sobre o UPF Parque em www.upf.br/upfparque, pelo e-mail upfparque@upf.br ou telefone (54) 3316-8158.