Universidade

Interação Day: a UPF apresenta as direções e o estudante desbrava a sua rota

17/09/2021

15:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação UPF, Augusto Albuquerque e Bruna Scheifler/Nexjor

A Universidade de Passo Fundo (UPF) receberá estudantes do ensino médio e demais interessados nos dias 22 e 23 de outubro, de forma presencial, no Campus I

A Universidade de Passo Fundo (UPF) é a única a proporcionar realmente uma experiência universitária transformadora com o que há de mais inovador no ensino superior. Tudo isso em um campus com 400 hectares, com uma infraestrutura e inovação que só a UPF tem. No Interação Day, que ocorre nos dias 22 e 23 de outubro, estudantes de Passo Fundo e de toda a região terão a oportunidade de conhecer esse universo UPF. As inscrições para participar desta imersão na Universidade estão abertas e podem ser realizadas AQUI. As inscrições são gratuitas e as vagas para o evento são limitadas. 

Além dos estudantes do terceiro ano do ensino médio, a atividade também é aberta para quem já concluiu o ensino médio ou iniciou a graduação em outra instituição de ensino e deseja conhecer de perto os cursos oferecidos na UPF, bem como demais interessados. A Universidade tem 450 laboratórios e salas para ensino prático e experimental, convênios para intercâmbio com cerca de 70 instituições internacionais em 18 países, um Parque Tecnológico, uma fazenda escola, um Centro de Simulação Realística e muitas outras oportunidades que farão a diferença na formação dos seus acadêmicos. O Interação Day leva o estudante a ter contato na prática com essas estruturas físicas, humanas e tecnológicas da Universidade.

O Interação foi decisivo para o estudante João Pedro Varal Tartari
escolher o curso de Jornalismo 

O Interação foi decisivo para o estudante João Pedro Varal Tartari, 20 anos, escolher o curso de Jornalismo da UPF.

“Já tinha uma ideia dos cursos que eu queria fazer e no Interação tive a oportunidade de ver todos eles e experienciar um pouquinho de como eles funcionam e o Jornalismo chamou a minha atenção”, revelou o acadêmico do sexto nível do curso de Jornalismo, que participou do Interação em 2018 e, no ano seguinte, já foi guia do evento. “É uma experiência bem bacana. É válido para ver como funciona a Universidade e ter esta experiência de ver como os cursos funcionam e tirar as suas dúvidas. Eu estava com uma expectativa e o Interação me provou como funcionaria. É um espaço para ver com os seus próprios olhos como funciona o dia a dia daquela profissão”, comentou o estudante.

Rotas livres e exclusivas com atrações especiais
Ao todo, estarão à disposição do estudante quatro rotas exclusivas, que foram elaboradas de acordo com as diferentes áreas do conhecimento: humanidade e linguagens; engenharias, arquitetura e tecnologias; agro e negócios; e saúde. No momento da inscrição, o estudante define o turno e o dia que prefere participar, podendo optar pela sexta-feira, 22 de outubro, das 8h às 11h ou das 14h às 17h; ou sábado, 23 de outubro, nos mesmos horários.

No entanto, os visitantes podem personalizar a sua trilha a partir dos seus interesses e conhecerem de forma espontânea os espaços, ou seja, poderão desbravar o campus como desejarem. 

Ao chegarem, os estudantes deverão se dirigir ao Centro de Convivência para a retirada dos seus kits com informações, mapa do campus e brindes. Equipes estarão em pontos estratégicos para auxiliar os visitantes. Além disso, haverá atrações especiais de lazer, cultura e diversão ao longo das rotas. A Instituição lembra que serão respeitados os protocolos de saúde para a Covid-19 e os cuidados necessários à prevenção da doença. O uso de máscara no Campus é obrigatório. 

Mais de 80 mil alunos já participaram do Interação UPF
Durante 15 anos, o Interação UPF reuniu mais de 80 mil alunos da região, em uma experiência imersiva no Campus I, em Passo Fundo. Devido à pandemia foi necessário reinventar o evento e apresentar aos alunos uma nova proposta. Assim, surgiu no ano passado o Interação ON, um momento totalmente digital que contou com quase três mil pessoas. Agora, em 2021, a Universidade elaborou o Interação Day UPF. Um formato novo, com rotas especiais, que mostrarão ainda mais os potenciais e oportunidades da maior instituição de ensino do Norte gaúcho.

Saiba mais em www.upf.br/ingresso/interacaoday.