Geral

Inicia a XVI Semana Acadêmica do curso de Medicina Veterinária da UPF

06/05/2019

16:26

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato

Solenidade foi realizada na manhã desta segunda-feira, 6 de maio. Programação segue até 10 de maio, com palestras e minicursos

Uma semana intensa de atividades e de conhecimento ampliado foi iniciada na manhã desta segunda-feira, 6 de maio, para os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF). Até 10 de maio, o curso realiza sua XVI Semana Acadêmica, sob a organização do Diretório Acadêmico. A solenidade de abertura contou com a presença do vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva; do diretor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), Dr. Eraldo Zanella; de professores e acadêmicos do curso.

Para o vice-reitor, a semana acadêmica é o momento no qual os estudantes participam de forma intensa, organizando a programação, envolvendo-se nos debates e aproximando-se dos palestrantes. “Isso enriquece a formação acadêmica, pois, aqui, eles podem ouvir outros profissionais, o que contribui para enriquecer a formação dada em sala de aula”, citou Silva.

Conforme o diretor da FAMV, a atividade mostra o interesse dos acadêmicos em buscar assuntos diferenciados, para que possam ter uma formação complementar. “A decisão de escolher temas atuais e que auxiliam no extraclasse é fundamental. Em atividades como essa, podem adquirir conhecimento, ouvir pessoas diferentes, ampliar a rede de relacionamento e conhecer pesquisadores. Isso é um diferencial, ainda mais porque estimula nos acadêmicos a organização, a proatividade e o empreendedorismo”, aponta Zanella.

Em sua explanação, a presidente do Diretório Acadêmico, Gabriela da Fonseca Bezutti, destacou a importância da atividade. “Espero que aproveitem muito, cada momento, aproveitem cada palestrante, façam contatos”, disse aos colegas. Coordenadora da semana acadêmica, a professora Dra. Luciana Ruschel dos Santos evidenciou o protagonismo dos estudantes, que organizaram o evento. “A construção dos temas é realizada em conjunto, são idealizados assuntos complementando o que é repassado em aula. Os palestrantes são expoentes da sua área, que podem acrescentar conhecimento aos participantes. É um evento de acadêmicos para acadêmicos”, frisou ela.

A mesa de autoridades também foi composta pelo professor Dr. Benami Bacaltchuk, representando a coordenação do curso; e pela presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS, Lisandra Dornelles, que ministrou a palestra de abertura sobre a atuação do Conselho.