Pesquisa e Inovação

Incentivo à pesquisa é marca do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos

04/10/2021

10:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Com inscrições abertas para o curso de Mestrado, o PPGCTA é destaque pela realização de atividades que atendam às necessidades regionais

O avanço de estudos na área da ciência e tecnologia de alimentos reforça a importância da alimentação na sociedade. Atenta a isso, a Universidade de Passo Fundo (UPF) está com inscrições abertas para o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), que oferece à comunidade o curso de Mestrado.

Por meio da abordagem da temática do desenvolvimento de alimentos a partir de novas tecnologias e ingredientes, o PPGCTA se destaca pela realização de atividades que vem ao encontro das necessidades regionais, permitindo que profissionais de diversas áreas, como das ciências agrárias, engenharias, biológicas e outras afins, desenvolvam pesquisas. Além disso, o Programa possibilita a formação de recursos humanos sob orientação de um corpo docente qualificado, o que contribui para o aprimoramento de indústrias instaladas na região e para o fato delas se tornarem mais competitivas no cenário regional, nacional e internacional.

Cesar Rigueto é egresso do curso de Mestrado do PPGCTA

Experiência científica
Quem teve a atuação profissional mais qualificada através do que o PPGCTA proporciona aos alunos é o egresso Cesar Rigueto. Tendo concluído o Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos em fevereiro deste ano, ele relata que o Programa contribuiu em muito no desenvolvimento de sua maturidade científica.

“Como resultados das disciplinas e experiências profissionais compartilhadas pelos docentes, durante o período do Mestrado, publiquei vários artigos em revistas internacionais de alto fator de impacto, além de desenvolver projetos de extensão em parceria com a comunidade e outros programas de pós-graduação da UPF. Também, antes de finalizar o Mestrado, fui aprovado em 1º lugar no doutorado da Universidade de São Paulo (Pirassununga/SP) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o que reforça a qualidade do PPGCTA/UPF”, comenta.

Diferenciais do Programa
Rigueto atualmente encontra-se vinculado ao Programa de Pós-Graduação da UFSM, como aluno de doutorado e, além disso, atua como professor no curso condensado de Engenharia de Alimentos da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Lucas do Rio Verde (MT). Para ele, o PPGCTA/UPF possui inúmeros diferenciais que capacitam os profissionais.

“Dentre eles, há uma infraestrutura de qualidade, com laboratórios e equipamentos de ponta, garantindo o desenvolvimento satisfatório da pesquisa (incluindo ainda, parcerias com o Centro de Pesquisa em Alimentação - CEPA e o UPF Parque); os professores são qualificados e comprometidos com a evolução científica do estudante; há interação com outros programas de pós-graduação da UPF e outras instituições externas, que possibilitam uma formação interdisciplinar; e há a possibilidade de atuar em projetos de pesquisa aprovados por órgãos de pesquisa (CNPq e Fapergs), vinculados à UPF e indústrias da região”, relata Cesar.

Inscreva-se no curso de Mestrado do PPGCTA/UPF
Vinculado à Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV) da UPF, o PPGCTA inscreve para o curso de Mestrado até o dia 25 de novembro. No total, são ofertadas 20 vagas. O curso tem duração de dois anos e possui como linhas de pesquisa “Processos biotecnológicos e não convencionais na produção de alimentos e ingredientes” e “Qualidade e propriedades funcionais de alimentos”.

Mais informações podem ser obtidas AQUI.