Geral

Inaugurado o Centro de Especialidades Odontológicas

10/12/2018

15:56

Por: Caroline Simor

Fotos: Caroline Simor

Espaço atenderá 360 pessoas por mês e é fruto da parceria entre a UPF, Prefeitura de Passo Fundo e Governo Federal

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Odontologia, em parceria com a Prefeitura Municipal de Passo Fundo e com o Governo Federal, inaugurou, na manhã desta segunda-feira, 10 de dezembro, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Voltado ao atendimento de uma demanda reprimida por assistência em procedimentos odontológicos de média complexidade, o Centro tem capacidade para 360 atendimentos mensais. A solenidade de inauguração contou com a presença da reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, dos vice-reitores de Graduação, Dr. Edison Alencar Casagranda, de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Antônio Thomé, de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva, e Administrativo, Dr. Cristiano Cervi, do diretor da Faculdade, professor Dr. Carlos Roberto Lago, prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, da secretária de Saúde de Passo Fundo, Carla Beatrice Gonçalvez, do vereador Alex Neckel, representando a Câmara de Vereadores, além de professores, coordenadores, lideranças comunitárias e acadêmicos.

O CEO é um estabelecimento de saúde classificado como clínica especializada ou ambulatório de especialidade e está preparado para oferecer à população, encaminhada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma série de serviços especializados em odontologia de forma gratuita. O espaço está habilitado a propiciar serviços como diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia; e atendimento a portadores de necessidades especiais.

Para a reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, a data marca um momento histórico, tanto para a Universidade quanto para a Secretaria de Saúde de Passo Fundo. “É o momento em que nós estamos integrando um conjunto de ações que já fazíamos, mas agora, de forma ainda mais qualificada, na medida em que elas se ligam à rede de atenção à saúde bucal. O nosso estudante vai poder prestar um atendimento especializado de forma conectada aos atendimentos realizados nas unidades de saúde do município. Aqui seremos um centro de referência e de excelência no atendimento à saúde bucal. Dessa forma, teremos tanto uma qualificação da própria academia, por meio dos cursos de graduação e pós-graduação, quanto o próprio município, por meio dos seus usuários, que terão à disposição um serviço bem organizado e de qualidade”, ressaltou em sua fala.

Conquista de todos
Para o diretor da FO, professor Dr. Carlos Roberto Lago, o CEO é uma oportunidade de crescimento e de melhoria da qualidade de vida. Por ser uma parceria entre a Universidade e o Governo Municipal e Federal, tem a possibilidade de ser amplo e de beneficiar tanto a comunidade acadêmica, quanto a local. “Foi um processo que se estendeu há dois anos e agora, com a assinatura da parceria pela reitora Bernadete, temos condições de dar início as atividades. É um projeto importante para professores e para estudantes, uma vez que há um envolvimento muito grande, um trabalho árduo. Temos metas que precisam ser cumpridas, como, por exemplo, os 360 atendimentos mensais. Estamos preparadas e vamos trabalhar para que tudo aconteça”, frisou.

Ainda na gestão anterior, as conversas e tratativas para realizar atendimentos do SUS pela Clínica de Odontologia eram intensas e buscavam a efetivação da parceria. Segundo a atual secretária de Saúde, Dra. Carla Beatrice Gonçalves, um projeto foi enviado ao Ministério da Saúde, visando a implementação do Centro. Com a aprovação do CEO no ano passado, foram realizadas as medidas necessárias para que o espaço pudesse ser inaugurado. “Serão 360 procedimentos por mês e todos os pacientes virão encaminhados via rede de saúde. Isso tudo será custeado com verbas federais o que implica em um avanço do cuidado da saúde bucal no município”, destacou, explicando que para acessar os atendimentos, o paciente virá encaminhado da própria Unidade Básica de Saúde, evitando, assim, filas e potencializando a prestação de serviço.

De acordo com o prefeito Luciano Azevedo, o Centro vem fortalecer as ações que já são desenvolvidas entre o Executivo Municipal e a Universidade. “É a sequência dessa parceria histórica entre a Universidade de Passo Fundo e a Prefeitura, utilizando um recurso que nós captamos junto ao governo Federal e que será muito importante para melhoramos os atendimentos na área da saúde bucal e odontológica à comunidade. Não conseguiríamos fazer isso sem a expertise, a estrutura e o qualificado quadro de professores e estudantes da Instituição. Nesse novo espaço, ganham todos: comunidade, Prefeitura e UPF”, pontuou.

O evento contou com uma apresentação artística da professora do curso de música da UPF, Me. Kauanny Klein e do acadêmico do curso, Eduardo de Oliveira.